Formação

AÇÃO DE FORMAÇÃO
Ler e escrever para aprender nas diferentes disciplinas: ensino de leitura e escrita de base genológica 

Modalidade
Oficina de formação

 Duração
Horas: 40 horas presenciais + 40 horas de trabalho autónomo

Calendarização
1.ª edição: ano letivo de 2012/2013
― setembro/2012 a junho de 2013 [inscrições restringidas aos participantes no Projeto TeL4ELE]

2.ª edição: ano letivo de 2013/2014 [aberta a outros participantes; inscrições a divulgar oportunamente]

Créditos
N.º de créditos: até 3.2

Destinatários
Professores do 1.º ciclo do EB ― grupo 110;
professores de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, História, Ciências da Natureza e Matemática do 2.º ciclo do Ensino Básico ― grupos 200, 210, 220 e 230;
professores de Português, Línguas Estrangeiras, História, Geografia, Matemática, Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais do 3.º ciclo do Ensino Básico ― grupos 300, 320, 330, 340, 400, 420, 500, 510 e 520).

Apresentação sumária
Esta ação de formação toma por base o papel transversal da leitura e da escrita na aprendizagem que os alunos efetuam na generalidade das disciplinas. Adota uma perspetiva pós-construtivista, segundo a qual o professor detém um papel crucial na condução da aprendizagem. Toma como metodologia o programa pedagógico Ler para Aprender (Reading to Learn), programa criado pelo professor e linguista David Rose (da Universidade de Sidney, Austrália). Este programa tem revelado um elevado potencial na promoção da aprendizagem dos alunos habitualmente menos bem-sucedidos, reduzindo a diferença para o grupo de alunos com maior sucesso, ao mesmo tempo que apresenta desafios motivadores e favorece a progressão na aprendizagem também em relação a este grupo de alunos.

Justificação
A afirmação do papel da leitura e da escrita na aprendizagem está presente no discurso dos professores das diferentes disciplinas e não apenas no discurso dos professores de Língua Portuguesa / Português. No entanto, quando se trata de selecionar ou conceber e aplicar estratégias que consubstanciem esse papel, os professores revelam dificuldades em formular e levar à prática estratégias e atividades, que, de forma intencional e consistente, apoiem ou escorem o aluno na construção dessa aprendizagem por meio da leitura e da escrita. Tais dificuldades derivam de diversos fatores, entre os quais o reduzido domínio ou conhecimento do texto enquanto objeto de comunicação, de troca, em ligação a cada um dos campos da atividade humana, incluindo a atividade de aprendizagem realizada na escola, e em ligação a cada um dos campos de conhecimento ou disciplinas lecionadas na escola.

Com esta oficina, pretende-se fomentar a aquisição de novas competências e a construção de novos saberes práticos e processuais por parte dos professores de diferentes áreas disciplinares, para o tratamento de aspetos específicos do trabalho com a escrita na sala de aula, ligados aos géneros textuais que as disciplinas que lecionam mobilizam. Em particular, pretende-se dotar os professores de um conjunto de estratégias cuidadosamente desenhadas que lhes permitam integrar competências de leitura e de escrita nos seus planos de ensino curriculares, de forma a acelerar a aprendizagem de todos os alunos e a reduzir a diferença dos alunos mais fracos em relação aos alunos com mais sucesso, em cada turma. Tais estratégias baseiam-se nas potencialidades da língua enquanto instrumento de aprendizagem, que é transversal às diversas disciplinas.

Conteúdos programáticos
1. Princípios do programa Ler para Aprender

  • O papel da leitura e da escrita na aprendizagem das diferentes disciplinas
  • Os ciclos de aprendizagem e o apoio para o sucesso dos alunos
  • As tarefas de leitura e escrita
  • O apoio em diferentes níveis
  • O nível de ação mais alargado: preparação para a leitura, construção conjunta e construção individual do texto
  • Os géneros textuais nas diferentes disciplinas
  • Analisar e selecionar textos de diferentes géneros, em ligação ao currículo
  • Trabalhar com textos narrativos e com textos factuais
  • Planificar aulas segundo a metodologia Ler para Aprender
  • Avaliar os textos escritos: critérios e prática

2. Da leitura pormenorizada à reescrita

  • O nível de ação intermédio: leitura pormenorizada, reescrita conjunta e reescrita individual
  • A técnica de leitura pormenorizada nos diferentes géneros
  • O apoio à aprendizagem na interação professor-aluno
  • Trabalhar com planos da leitura pormenorizada nos diferentes géneros
  • Construir planos de leitura pormenorizada
  • Técnicas de reescrita: reescrita conjunta e individual
  • Reescrita de textos narrativos e de textos factuais
  • Avaliação de textos escritos pelos alunos em cada disciplina
  • Reflexão sobre as atividades desenvolvidas com os alunos

3. Padrões linguísticos ao nível da frase e da palavra

  • O nível de ação mais específico: estratégias intensivas ao nível da frase e da palavra
  • A frase/oração como estrutura base da representação do conhecimento
  • Do nível da frase ao texto
  • Integração do trabalho no nível mais específico nas planificações
  • Padrões linguísticos e características da linguagem das diferentes disciplinas
  • Avaliação de textos escritos pelos alunos
  • Reflexão sobre as atividades desenvolvidas com os alunos

4. Perspetiva integrada e avaliação/revisão do programa desenvolvido

  • Planificar uma sequência integrada de atividades
  • Integração com o currículo: estabelecimento de ligações aos documentos programáticos e metas de aprendizagem
  • A metalinguagem no apoio à aprendizagem dos alunos
  • Revisão das estratégias aplicadas ao nível do texto e dos padrões linguísticos, com base no trabalho realizado
  • Avaliação de textos escritos pelos alunos
  • Reflexão sobre as atividades desenvolvidas no programa

 

Formadores
Núcleo de Leiria: Luís Barbeiro, M.ª José Gamboa, Susana Nunes.
Núcleo de Lisboa: Carlos Gouveia, Alzira Tavares, António Avelar, Fernanda Botelho, Fausto Caels, Luísa Solla.

Os formadores trabalharam diretamente com os criadores e dinamizadores do programa Reading to Learn, designadamente com o Prof. David Rose e a Prof.ª Claire Acevedo, no âmbito do projeto europeu Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE).