Projeto TeL4ELE

Finalidade
O projeto Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE) tem como finalidade a formação de formadores em ensino da literacia nos países participantes (Portugal, Suécia, Reino Unido – Escócia, Dinamarca e Espanha) . Concretamente, pretende-se formar especialistas em pedagogia da literacia baseada no género dos textos (genre based pedagogy), de modo a capacitá-los para formar professores nos respetivos países, capazes de melhorar os resultados de aprendizagem dos seus alunos, em especial dos que se encontram em situação de desvantagem educativa.

Visando a melhoria dos resultados escolares, a pedagogia da literacia baseada no género textual permite aos professores utilizar para leitura os seus materiais de ensino habituais, de modo a que os alunos sejam capazes de mobilizar estas leituras na produção de textos escritos, de qualidade em todas as áreas do currículo, desenvolvendo a literacia e acelerando, deste modo, a sua aprendizagem.

O programa pedagógico prevê um conjunto de estratégias cuidadosamente desenhadas que permitem aos professores integrar competências de leitura e de escrita nos seus planos de ensino curriculares normais, em todos os níveis e áreas disciplinares.

Descrição sumária
O projeto compreende duas fases. Na 1.ª fase, que decorreu ao longo do ano letivo de 2011/2012, o objetivo essencial foi construir conhecimento sobre a abordagem funcional da pedagogia da literacia. Para este efeito, foi desenvolvido trabalho colaborativo entre as equipas transnacionais, orientado por formadores experientes na metodologia. Desta 1ª fase, faz parte o trabalho de adaptação de materiais que já foram testados noutros países, em particular na Austrália (Reading to Learn, www.readingtolearn.com.au), a preparação de um programa de formação de professores e a elaboração de um plano de trabalho a desenvolver em sala de aula.

O objetivo da 2.ª fase (a decorrer ao longo deste ano letivo) é a aplicação das estratégias e materiais, em sala de aula. Esta dinâmica de concretização implicará a formação dos professores envolvidos, o seu acompanhamento, quer na fase de preparação de aulas, quer na fase de aplicação e avaliação, e a recolha de dados, antes, durante e no final da aplicação, de modo a avaliar o sucesso da formação dos professores envolvidos e os resultados de aprendizagem dos alunos.

Parceiros do Projeto TeL4ELE
Parceiro Nº 1:
Administração Escolar de Estocolmo, Suécia

Parceiro Nº 2
Universidade de Strathclyde, Escócia, Reino Unido

Parceiro Nº 3
National Centre for Reading, Copenhaga, Dinamarca

Parceiro Nº 4
Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), Lisboa, Portugal

Parceiro Nº 5
Universidade Autónoma de Madrid, Espanha

Parceiro de país terceiro
Universidade de Sydney, Austrália

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, por protocolo com o ILTEC, constitui uma das instituições dinamizadoras do projeto TeL4ELE, participando ativamente na formação e na aplicação das estratégias do programa.