Seminário “Ler e Escrever para Aprender”

Vai realizar-se no dia 9 de janeiro de 2013, na ESECS, um seminário subordinado ao tema “Ler e Escrever para Aprender”. Este seminário será dinamizado pelas Professoras Claire Acevedo, da Austrália, e Ann-Christin Lövsted, da Suécia, coordenadoras do Projeto europeu TeL4ELE (Teacher Learning for European Literacy Education), no qual a ESECS participa.

Estas professoras proferirão uma conferência com o título: “From Learning to Write, to Reading to Learn: the development of Genre reading pedagogy in Australia and its recent implementation in Europe.” Para além desta conferência, serão apresentados no seminário relatos e testemunhos por parte dos professores que desenvolvem o projeto em escolas da zona de Leiria, ligados ao núcleo da ESECS.

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O Projeto TeL4ELE funda-se nas propostas do programa Reading to Learn (Ler para Aprender), criado na Universidade de Sydney, Austrália, para potenciar a aprendizagem nas diferentes áreas, atribuindo um papel relevante à leitura e à escrita.

Convite e INSCRIÇÕES
Dada a relevância que tem para os professores e futuros professores, convidam-se os interessados a participar no Seminário, que decorrerá, no dia 9 de janeiro, quarta-feira, entre as 17 e as 19h, na ESECS.
As INSCRIÇÕES são gratuitas e podem ser realizadas através do envio de um email para: elica@ipleiria.pt, com a identificação e a indicação da escola e do ciclo que lecionam ou que frequentam.

Ler e Escrever para Aprender — Formação de Professores

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) encontra-se a participar no projeto europeu Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE) ― Formação de Professores para o Desenvolvimento da Literacia na Europa. Este projeto atribui um papel fundamental à leitura e à escrita dos diversos géneros textuais para o desenvolvimento da aprendizagem, nas diferentes áreas do currículo.

Uma das apostas cruciais do projeto é preparar os professores participantes para promoverem a aprendizagem de todos os alunos da turma, com a sua diversidade, segundo níveis elevados de sucesso, incluindo os alunos que experimentam maiores dificuldades. Para isso, o projeto toma por base as estratégias do programa Reading to Learn (Ler para Aprender). Este programa criado na Universidade Sydney, Austrália, pelo Prof. David Rose, na sequência de anteriores projetos de promoção da literacia, desenvolvidos pela denominada Escola de Sydney, desde a década de oitenta.
Em Portugal, o projeto TeL4ELE é promovido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) , encontrando-se a ser desenvolvido em dois núcleos, o núcleo de Lisboa (ILTEC) e o núcleo de Leiria (ESECS). O primeiro ano do projeto foi dedicado à preparação de formadores segundo a pedagogia baseada nos géneros textos textuais (genre based pedagogy) e metodologia do programa Ler para Aprender. No segundo ano (o atual ano letivo de 2012/2013), está a decorrer a fase de implementação das estratégias de ensino-aprendizagem.
Para a concretização do projeto em contexto de sala de aula, a ESECS estabeleceu parcerias com os seguintes Agrupamentos de Escolas:
Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus;
Agrupamento de Escolas de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra.
As estratégias do projeto encontram-se a ser concretizadas em turmas do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico destes agrupamentos. Para formar os professores na pedagogia baseada em géneros e nas estratégias do programa, foi acreditada junto do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, a Oficina de Formação “Ler e Escrever para Aprender nas Diferentes Disciplinas: Ensino de Leitura e Escrita de Base Genológica”. Na concretização do programa, os professores das turmas contam com o acompanhamento de docentes da ESECS. Paralelamente à aplicação das estratégias, são recolhidos dados com o objetivo de caracterizar os processos da sua concretização, nos contextos específicos das turmas participantes, e com o objetivo de avaliar os resultados do programa.

Perspetivas
Após a fase de experimentação, pretende-se dar continuidade à formação de professores segundo esta perspetiva pedagógica, colhendo os benefícios da análise dos resultados. A nova fase de alargamento da formação está prevista para o início do próximo ano letivo (2013/2014).
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Síntese de apresentação do Programa Reading to Learn.