3.ª Conferência Internacional

Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco

28 e 29 de abril de 2022

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria tem o prazer de apresentar a 3.ª Edição da Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção, este ano com um enfoque especial nas crianças e jovens em risco.

Esta 3.ª edição da Conferência Internacional Emoções, Arte e Intervenção assume-se novamente como um espaço de investigação, reflexão e divulgação e conta com a participação de especialistas de diferentes áreas disciplinares que partilham e refletem sobre pensamento emocional, a sua relação com a arte, a comunicação e as suas implicações no desenvolvimento de comportamentos adaptativos em crianças e jovens em risco.

A valorização de uma perspetiva multidisciplinar visa potenciar sinergias de matérias científicas ou reflexivas, que impulsionem a discussão acerca do pensamento emocional e o seu papel na ação humana e no desenvolvimento de comportamentos promotores da adoção de estratégias desenvolvimentais que potenciem a adaptação. Partimos da ideia de que o comportamento humano envolve a escolha, consciente ou inconsciente, de percursos alternativos de ação e que estes processos se desenvolvem através de mecanismos neurofisiológicos, enquadrados por perceções sobre os contextos de decisão, avaliação da situação em que a decisão decorre, o conteúdo de decisão e a antecipação dos seus resultados.

Este encontro lança dois desafios de discussão: Perceber como a educação emocional promove o desenvolvimento da capacidade de criar personagens e construir narrativas e, a partir dessa construção, estabelecer a base do desenvolvimento societário; perceber de que modo a experiência artística potencia o desenvolvimento dessa capacidade criadora, funcionando como co-construtora de comportamentos adaptativos.

Para organizarmos esta discussão, criámos 2 áreas temáticas:

– A arte e a comunicação como expressão e instrumentos das emoções e seu papel para o desenvolvimento do pensamento emocional e do comportamento;

– A educação emocional como uma área transversal a diversos contextos de aprendizagem e de ação humana;

Sendo um espaço aberto, de encontro e debate entre os diversos participantes, esta conferência tem  como principais objetivos:

– Promover o intercâmbio entre investigadores e profissionais das áreas da arte, da comunicação e da saúde;

– Apresentar e debater resultados da investigação, intervenção educativa e da prática com crianças e jovens em risco;

– Problematizar acerca do pensamento emocional e do seu papel na construção de comportamentos adaptativos através das artes.

Pretende-se, assim, construir um espaço de partilha de investigações, de ações e de experiências, de diferentes agentes educativos, atores sociais e de profissionais da área do desenvolvimento de crianças e jovens e da área da reabilitação de crianças e jovens em risco. Assim, este é um espaço para perceber a importância do desenvolvimento do pensamento emocional enquanto potenciador das caraterísticas de cada indivíduo na afirmação de si e na construção de comportamento adaptativos.

Serão apresentadas sugestões técnico-didáticas, educacionais e de intervenção no campo da reabilitação para o desenvolvimento do pensamento emocional, como um modelo de atuação que envolve o espaço educativo, o campo da saúde e o desenvolvimento humano.

 

Quando? Dia 28 e 29 de abril de 2022;

Onde? Esta conferência vai acontecer num formato misto, presencial e online, tendo a ESECS como lugar.