3C´s na promoção dos direitos das crianças com pai ou mãe em reclusão.
— Inscrições: https://forms.gle/QTTnf8BNToimXU899

Apresenta-se o projeto Agentes de Transformação 3C´s (conhecimento, consciencialização, capacitação) com recurso ao Teatro do Oprimido (Teatro-Fórum), peça supervisionada pelo encenador e ator Diogo Carvalho e criada pelos jovens futuros agentes de transformação deste projeto. Este será o mote para se incentivar à reflexão e participação permitindo que os “espect-atores” ensaiem soluções sobre a situação apresentada trocando de lugar com o oprimido-ator. Tenciona-se, assim, com este workshop promover o conhecimento e consciencialização em torno dos direitos das crianças com pai ou mãe em reclusão, através da dinamização de uma ferramenta pedagógica de intervenção e da apresentação do projeto 3C´s pela equipa e dos jovens intervenientes integrados num processo de capacitação em torno destes direitos.

O Projeto Agentes de Transformação – 3C´S, utiliza um modelo de trabalho em rede colaborativo para dar visibilidade, apoiar, defender e capacitar na defesa dos direitos humanos, particularmente dos direitos das crianças e jovens filhos/as de pais/mães reclusos/as.

É promovido com financiamento proveniente do Active Citizens Fund/EEA Grants – Programa Cidadãos Ativ@s -, cuja responsabilidade de gestão em Portugal é da Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

É implementado pelo CASPAE 10 e pelos parceiros For Fangers Pårørende; Associação Juvenil Codigatómiko; DGRSP; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; CPCJ de Coimbra e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.

Número máximo de participantes: 20 pessoas.


“TrampolimE8G / Prosseguir+: Promoção da participação da criança em flexibilidade curricular”
— Inscrições: https://forms.gle/HBeBUh7AA6enZtpP6

Prosseguir+, um programa de capacitação para professores de 1º ciclo que concilia a natureza e o digital (através de programação Scratch), desenvolvido em complemento com escolas do ensino básico.

Este surgiu da criação de uma toolbox intitulada “Pro(g)natura” desenvolvida no âmbito de uma atividade do projeto TrampolimE7G em parceria com os projetos “All in Scratch” e “Limites invisíveis”. Articula os benefícios da aprendizagem em contexto natureza e em contexto de linguagem de programação Scratch, tendo já apresentado evidências do impacto positivo no desenvolvimento das crianças em diferentes níveis.

É uma metodologia experimental e diferenciada, promotora do sucesso escolar que se desenvolve no âmbito da flexibilidade curricular no 1º CEB, numa perspetiva transdisciplinar do conhecimento, promovendo nas crianças competências de índole cognitiva, físico-motora e sócio-emocional. Atualmente, tem como beneficiário o agrupamento de escolas Rainha Santa Isabel em Coimbra.

Prosseguir+ faz parte do Projeto TrampolimE8G, inserido no Programa Escolhas (Política Pública/Social Portuguesa), promovido pela Câmara Municipal de Coimbra e gerido pelo CASPAE 10, tem como objetivo central contribuir para a Inclusão Social e a Igualdade de Oportunidades, de crianças jovens e adultos, através de ações fomentadoras do sucesso escolar e/ou profissional e promotoras de maior participação social e comunitária centrando a sua intervenção nos bairros municipais da Rosa e Ingote e Centro de Estágio Habitacional sito nos Campos do Bolão.

A intervenção e implementação do projeto sustenta-se numa rede de parceiros formais (Consórcio composto por 11 entidades públicas e privadas) e informais, revelando-se uma parceria multidimensional para responder à multidimensionalidade do problema inicial.

Para isso, prevê a execução de 12 atividades com o objetivo de minimizar o problema central a que o projeto pretende dar resposta: Redução da Exposição a Fatores de Risco Psicossociais de crianças, jovens e adultos, residentes em contextos vulneráveis.
Número máximo de participantes: 20 a 25 pessoas.

Material necessário:
Cada pessoa deverá levar o seu computador pessoal com o programa Scratch instalado.
Link para instalação: https://scratch.mit.edu/download


Com o meu corpo eu vou descobrir: programa de intervenção psicomotora com crianças em idade pré-escolar
— Inscrições: https://forms.gle/p6EXLjPpi3bfpBzZA

Os objetivos deste workshop são conhecer os princípios e os objetivos educativos e terapêuticos orientadores de um programa de intervenção psicomotora que está a ser desenvolvido e analisar a sua relevância social, seguindo uma abordagem de investigação-ação participativa. Pretende-se que os participantes vivenciem as atividades que promovem competências motoras (e.g., motricidade global, tónus) e competências socioemocionais (e.g., autorregulação, autoconsciência) e possam refletir sobre elas. Trata-se de atividades baseadas no corpo e no movimento (i.e., jogos de movimento, expressivos, de exploração), com recurso a histórias, músicas e materiais. Este workshop contribuirá para o conhecimento sobre validade social do programa ao nível da prevenção e educação para a saúde.

Número máximo de participantes: 20 a 25 pessoas.


Educação e Intervenção em contextos educativos: experiências em cidadania e desenvolvimento
— Inscrições: https://forms.gle/oTZe46UcctTTyfeW6

Este workshop procura refletir em torno da intervenção em contextos educativos, tendo por base práticas implementadas a nível da disciplina de cidadania e desenvolvimento, práticas essas que se pretendem que sejam potenciadoras da educação para a cidadania e direitos humanos das crianças e jovens em todos os contextos de vida. Em termos de estrutura, o workshop contará inicialmente com uma contextualização das experiências de forma mais expositiva, seguindo-se depois para uma parte mais experiencial onde serão partilhadas e dinamizadas atividades com os participantes.

Número máximo de participantes: 20 a 25 pessoas.


Laboratórios artísticos de bolso – Missões e explorações artísticas para a criação de agentes de mudança num mundo à distância
— Inscrição: https://forms.gle/8XTBtsvVkiCzYmpt8

Os Laboratórios de Bolso são, à imagem de um laboratório científico, uma proposta de experiências sucessivas, neste caso, de exploração artística alargada para crianças, jovens e adultos. Consistem numa série de projetos e missões de base artística, que levarão os participantes a grandes viagens e reflexões, para explorar com total autonomia, conhecer o mundo, estabelecer pontes com a comunidade local e global e criar agentes de mudança.

Este workshop foi pensado para todos aqueles que querem renovar as suas ferramentas criativas no trabalho com públicos, com sugestões práticas para o online e formas de as adaptar ao presencial, com referências, pontos de partida, faíscas, para que cada um possa construir e adaptar os conteúdos que vão ser trabalhados à sua própria realidade. Uma proposta para ajudar os professores, facilitadores, artistas, a desbloquearem formas de fazer mais inesperadas, que resgatem a atenção e a curiosidade dos seus interlocutores. Trabalhar à distância não precisa significar repetir os modelos do presencial de forma filmada. Trabalhar à distância não precisa significar usar as mesmas estratégias de sempre, ignorando as novas circunstâncias e ferramentas (muitas vezes simples!) que temos à nossa disposição. O online também pode ser um terreno fértil e de entusiasmo borbulhante!

Número mínimo de participantes: 10 pessoas.

Condições para o workshop:
– Estar ligado ao zoom por um computador;
– Estar numa divisão tranquila, com espaço livre, sem gente por perto;
– Estar num espaço que dê para ficar totalmente escuro (se possível);
– Folhas de papel e caneta;
– Lanterna ou telemóvel com lanterna.

Cada participante deverá ter o seu computador, no seu espaço
– pedimos para não partilharem espaços, de forma a que a formação decorra como planeado;
– haverá momentos individuais e momentos coletivos.