28 de abril

09h30 — Sessão de abertura (online)

Samuel Rama, Pró-Presidente do Politécnico de Leiria
Pedro Morouço, Diretor da ESECS
Maria de São Pedro Lopes, Comissão Organizadora do CEAI2022

10h00 — Sessão plenária (online)
Moderador: Maria João Santos

Ana Lourenço (Instituto de Apoio à Criança)
A atuação do IAC na proteção das crianças e jovens em risco

Laura Santos, Daniel Rijo e Maria do Rosário Pinheiro (Universidade de Coimbra)
A compaixão no acolhimento residencial de jovens em risco:
resultados de uma intervenção estruturada com cuidadores

10h45 — Intervalo


11h00 — Comunicações Livres (online)

Educação e Intervenção em contextos educativos

Moderador: Leonel Brites

Pedro Custódio (Politécnico de Coimbra)
El Cazo De Lorenzo de Isabelle Carrier – Quando um livro é sempre um ponto de partida para outros tantos de chegada

Catarina Menezes, Maria José Gamboa e Marta Oliveira (ESECS, Politécnico de Leiria)
A leitura em jovens do ensino superior: cartografia de oportunidades e riscos

Dina Alves (ESECS, Politécnico de Leiria)
Crianças e jovens em risco: das práticas assistenciais tradicionais à criação de instrumentos jurídicos de proteção e educação em Portugal (séculos XVIII-XX)

Teresa Mendes (Politécnico de Portalegre)
Destruição e (des)amparo – Figurações da guerra na literatura infantil contemporânea

Zita Oliveira e Sara Mónico Lopes (Serviços Centrais / ESECS, Politécnico de Leiria)
A importância da intervenção na capacitação e envolvimento de jovens na sociedade

Paula Cristina Ferreira e Marta Fonseca (ESECS, Politécnico de Leiria)
Rabisco-me: a escrita que (in)flui

13h00 — Almoço
14h00 — Sessão plenária (online)
Moderador: Jenny Sousa

Joana Patuleia e Joel Henriques (Estabelecimento Prisional de Leiria)
Tratamento Prisional pela Arte


14h30 — Comunicações Livres/Paralelas (online)

Painel I — Intervenção Psicossocial e Comunitária

Moderador: Antónia Barreto

Ana Filipa Soledade e Cezarina Maurício (Câmara Municipal de Leiria e ESECS, Politécnico de Leiria)
Somos Mais+  — Projeto de Voluntariado com crianças e jovens ucranianos na cidade de Leiria e o envolvimento de estudantes do CTeSP de Intervenção Social e Comunitária

Maria João Santos (ESECS, Politécnico de Leiria)
O risco de sobreviver ao risco – uma leitura sobre a resiliência de crianças e jovens multidesafiados

Ana João Santos e Carolina Cravo (InPulsar)
Aqui Mundos: um projeto de autonomia supervisionada e integração comunitária para jovens estrangeiros não acompanhados

Susana Sardinha Monteiro (ESECS, Politécnico de Leiria)
O “regime de proteção temporária” na União Europeia: o caso particular do apoio às crianças ucranianas

Patrícia Martins (Agrupamento de Escolas de Marrazes, Leiria)
 A arte, a cultura e a comunidade-Para uma ecologia das artes e afetos na educação e na comunidade.


Painel 2 — Artes e Intervenção I

Moderador: Fernando Magalhães

José Vicente (ESECS, Politécnico de Leiria)
As visitas guiadas a museus e galerias de arte como estratégia de integração de crianças e jovens em risco

Leandra Cordeiro e Esperança Jales Ribeiro (Instituto Politécnico de Viseu)
A Música num Lar de Infância e Juventude

Rita Basílio e Maria Kowalski (ESECS, Politécnico de Leiria)
«Do livro infantil à animação stop motion. O impacto do ‘trabalho de projeto’ na promoção e desenvolvimento do pensamento emocional. Um estudo de caso.»

Ana Paula Proença e Ana Margarida Carreira (ESECS, Politécnico de Leiria)
Performance em educação artística A criatividade dramático-musical na lenda de Panku ou a criação do mundo

Sílvia Brites  e Sara Gonçalves (ESECS, Politécnico de Leiria)
Promoção de Facilitadores da Atenção Plena: Vespa Vespalina – Uma fábula de Mindfulness


16h00 — Workshops (Presenciais e online) – Duração: 60/90 minutos
Clique para saber informação mais detalhada

Para participar nos workshops é obrigatória a inscrição (consultar o separador «Inscrições»)

Workshop 1 (Presencial)
3C´s na promoção dos direitos das crianças com pai ou mãe em reclusão (da autoria dos intervenientes do Projeto) – Auditório 2
Workshop 2 (Presencial)
TrampolimE8G / Prosseguir+: Promoção da participação da criança em flexibilidade curricular (da autoria dos intervenientes do Projeto) – Sala A.0.4 (Laboratório de Música)

19h00 — Workshops — Pós-Laboral

Workshop 1 (Presencial)
Com o meu corpo eu vou descobrir: programa de intervenção psicomotora com crianças em idade pré-escolar (Adriana Frazão, Mariana Moreira, Celeste Simões, Sofia Santos e Paula Lebre) – Sala B.0.33 (Laboratório de Teatro)
Workshop 2 (Presencial)
Educação e Intervenção em contextos educativos: experiências em cidadania e desenvolvimento (Ana Fontes) – Sala A.0.4 (Laboratório de Música)
Workshop 3 (Online)
Laboratórios artísticos de bolso – Missões e explorações artísticas para a criação de agentes de mudança num mundo à distância (Cooperativa Frenesim – Rita Campos Costa e Zé Figueiredo)

———

29 de abril

10h00 — Sessão plenária (online)

Moderador: Lúcia Magueta

Sandra Lopes, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens – Equipa Técnica Regional do Centro
A CPCJ e a proteção das crianças e jovens em risco

Sofia Rasgado, Coordenadora do Centro Internet Segura
Para que serve o Centro Internet Segura?


10h30 — Comunicações Livres/Paralelas (online)

Painel 1 — Desenvolvimento e Educação Emocional

Moderador: Graça Seco


Marta Nogueira e Célia Sousa
(ESECS, Politécnico de Leiria)
A Inteligência Emocional das Pessoas com Deficiência em contexto de trabalho

Susana Sardinha Monteiro (ESECS, Politécnico de Leiria)
A “Garantia Europeia para a infância” e as crianças necessitadas na União Europeia

Alzira Marques, Neuza Ribeiro e Susana Rodrigues (CARME – Centre of Applied Research in Management and Economics, Politécnico de Leiria)
Comportamento dos Jovens no uso do Smartphone – Projeto YoungMob

Eliana Moura (Universidade FEEVALE — Brasil)
Projetos de vida de jovens em situação de vulnerabilidade e risco socioambiental

M.ª Josefa Mosteiro García, Ana M.ª Porto Castro, Beatriz García Antelo and Enelina Mª. Gerpe Pérez (Universidade de Compostela – Espanha)
Valoración de las familias sobre la atención a la diversidad en centros de enseñanza obligatoria

Clairton Puntel, Marcus Levi Lopes Barbosa e Julio Cezar Adam (Faculdade EST — Brasil)
Dificuldades na regulação da emoção: um estudo com adolescentes em vulnerabilidade social

Catarina Mangas, Sara Lopes, Sandrina Milhano e Carla Freire (ESECS, Politécnico de Leiria)
Estratégias de Intervenção para a Inclusão de Jovens em Risco de Abandono Escolar Precoce

Painel 2 — Artes e Intervenção II

Moderador: Hugo Menino

Ana Paula Proença e Marta Trindade (ESECS, Politécnico de Leiria)
No Palco da Dislexia: contributos da Expressão Dramática/Teatro na intervenção educativa

Julio Cezar Adam, Rita de Cássia da Silva Cunha e Clairton Puntel (Faculdade EST — Brasil)
A produção da curta-metragem por adolescentes – da aprendizagem ao sentido de vida 

Rita Assunção (Universidade Nova de Lisboa)
O potencial da luz como ferramenta artística contemporânea na criação de espaços / instalações sensoriais

Marcelo Marques (Centro Escolar de Vermoil )
Expressões Artísticas nas descobertas da Eco-Escola

Abel Arez, Ana Gama e Manon Marques (Politécnico de Lisboa)
DIFERENCIAL – vamos falar de igualdade?

Jenny Gil Sousa (ESECS, Politécnico de Leiria)
Animação Sociocultural e Comunitária como ferramenta de inclusão social para crianças e jovens em risco

Lúcia Grave Magueta (ESECS, Politécnico de Leiria)
A criança em risco(s) – as ideias, as emoções e a expressão plástica

Miguel Morin (O Guru das Emoções) e Carla Dias da Costa (Ser, Crescer e Aprender)
O Guru das Emoções: vídeos que explicam emoções às crianças de 4-7 anos

12h45 — Apresentação do Livro CEAI2021

13h00 — Encerramento