28 de abril
09h30 — Sessão de abertura (online)
Samuel Rama, Pró-Presidente do Politécnico de Leiria
Pedro Morouço, Diretor da ESECS
Maria de São Pedro Lopes, Comissão Organizadora do CEAI2022
10h00 — Sessão plenária (online)
Moderador: Maria João Santos
Ana Lourenço (Instituto de Apoio à Criança)
A atuação do IAC na proteção das crianças e jovens em risco
Laura Santos, Daniel Rijo e Maria do Rosário Pinheiro (Universidade de Coimbra)
A compaixão no acolhimento residencial de jovens em risco:
resultados de uma intervenção estruturada com cuidadores
10h45 — Intervalo
11h00 — Comunicações Livres (online)
Educação e Intervenção em contextos educativos
Moderador: Leonel Brites
Pedro Custódio (Politécnico de Coimbra)
El Cazo De Lorenzo de Isabelle Carrier – Quando um livro é sempre um ponto de partida para outros tantos de chegada
Catarina Menezes, Maria José Gamboa e Marta Oliveira (ESECS, Politécnico de Leiria)
A leitura em jovens do ensino superior: cartografia de oportunidades e riscos
Dina Alves (ESECS, Politécnico de Leiria)
Crianças e jovens em risco: das práticas assistenciais tradicionais à criação de instrumentos jurídicos de proteção e educação em Portugal (séculos XVIII-XX)
Teresa Mendes (Politécnico de Portalegre)
Destruição e (des)amparo – Figurações da guerra na literatura infantil contemporânea
Zita Oliveira e Sara Mónico Lopes (Serviços Centrais / ESECS, Politécnico de Leiria)
A importância da intervenção na capacitação e envolvimento de jovens na sociedade
Paula Cristina Ferreira e Marta Fonseca (ESECS, Politécnico de Leiria)
Rabisco-me: a escrita que (in)flui
13h00 — Almoço
14h00 — Sessão plenária (online)
Moderador: Jenny Sousa
Joana Patuleia e Joel Henriques (Estabelecimento Prisional de Leiria)
Tratamento Prisional pela Arte
14h30 — Comunicações Livres/Paralelas (online)
Painel I — Intervenção Psicossocial e Comunitária
Moderador: Antónia Barreto
Ana Filipa Soledade e Cezarina Maurício (Câmara Municipal de Leiria e ESECS, Politécnico de Leiria)
Somos Mais+ — Projeto de Voluntariado com crianças e jovens ucranianos na cidade de Leiria e o envolvimento de estudantes do CTeSP de Intervenção Social e Comunitária
Maria João Santos (ESECS, Politécnico de Leiria)
O risco de sobreviver ao risco – uma leitura sobre a resiliência de crianças e jovens multidesafiados
Ana João Santos e Carolina Cravo (InPulsar)
Aqui Mundos: um projeto de autonomia supervisionada e integração comunitária para jovens estrangeiros não acompanhados
Susana Sardinha Monteiro (ESECS, Politécnico de Leiria)
O “regime de proteção temporária” na União Europeia: o caso particular do apoio às crianças ucranianas
Patrícia Martins (Agrupamento de Escolas de Marrazes, Leiria)
A arte, a cultura e a comunidade-Para uma ecologia das artes e afetos na educação e na comunidade.
Painel 2 — Artes e Intervenção I
Moderador: Fernando Magalhães
José Vicente (ESECS, Politécnico de Leiria)
As visitas guiadas a museus e galerias de arte como estratégia de integração de crianças e jovens em risco
Leandra Cordeiro e Esperança Jales Ribeiro (Instituto Politécnico de Viseu)
A Música num Lar de Infância e Juventude
Rita Basílio e Maria Kowalski (ESECS, Politécnico de Leiria)
«Do livro infantil à animação stop motion. O impacto do ‘trabalho de projeto’ na promoção e desenvolvimento do pensamento emocional. Um estudo de caso.»
Ana Paula Proença e Ana Margarida Carreira (ESECS, Politécnico de Leiria)
Performance em educação artística A criatividade dramático-musical na lenda de Panku ou a criação do mundo
Sílvia Brites e Sara Gonçalves (ESECS, Politécnico de Leiria)
Promoção de Facilitadores da Atenção Plena: Vespa Vespalina – Uma fábula de Mindfulness
16h00 — Workshops (Presenciais e online) – Duração: 60/90 minutos
Clique para saber informação mais detalhada
Para participar nos workshops é obrigatória a inscrição (consultar o separador «Inscrições»)
Workshop 1 (Presencial)
3C´s na promoção dos direitos das crianças com pai ou mãe em reclusão (da autoria dos intervenientes do Projeto) – Auditório 2
Workshop 2 (Presencial)
TrampolimE8G / Prosseguir+: Promoção da participação da criança em flexibilidade curricular (da autoria dos intervenientes do Projeto) – Sala A.0.4 (Laboratório de Música)
19h00 — Workshops — Pós-Laboral
Workshop 1 (Presencial)
Com o meu corpo eu vou descobrir: programa de intervenção psicomotora com crianças em idade pré-escolar (Adriana Frazão, Mariana Moreira, Celeste Simões, Sofia Santos e Paula Lebre) – Sala B.0.33 (Laboratório de Teatro)
Workshop 2 (Presencial)
Educação e Intervenção em contextos educativos: experiências em cidadania e desenvolvimento (Ana Fontes) – Sala A.0.4 (Laboratório de Música)
Workshop 3 (Online)
Laboratórios artísticos de bolso – Missões e explorações artísticas para a criação de agentes de mudança num mundo à distância (Cooperativa Frenesim – Rita Campos Costa e Zé Figueiredo)
———
29 de abril
10h00 — Sessão plenária (online)
Moderador: Lúcia Magueta
Sandra Lopes, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens – Equipa Técnica Regional do Centro
A CPCJ e a proteção das crianças e jovens em risco
Sofia Rasgado, Coordenadora do Centro Internet Segura
Para que serve o Centro Internet Segura?
10h30 — Comunicações Livres/Paralelas (online)
Painel 1 — Desenvolvimento e Educação Emocional
Moderador: Graça Seco
Marta Nogueira e Célia Sousa (ESECS, Politécnico de Leiria)
A Inteligência Emocional das Pessoas com Deficiência em contexto de trabalho
Susana Sardinha Monteiro (ESECS, Politécnico de Leiria)
A “Garantia Europeia para a infância” e as crianças necessitadas na União Europeia
Alzira Marques, Neuza Ribeiro e Susana Rodrigues (CARME – Centre of Applied Research in Management and Economics, Politécnico de Leiria)
Comportamento dos Jovens no uso do Smartphone – Projeto YoungMob
Eliana Moura (Universidade FEEVALE — Brasil)
Projetos de vida de jovens em situação de vulnerabilidade e risco socioambiental
M.ª Josefa Mosteiro García, Ana M.ª Porto Castro, Beatriz García Antelo and Enelina Mª. Gerpe Pérez (Universidade de Compostela – Espanha)
Valoración de las familias sobre la atención a la diversidad en centros de enseñanza obligatoria
Clairton Puntel, Marcus Levi Lopes Barbosa e Julio Cezar Adam (Faculdade EST — Brasil)
Dificuldades na regulação da emoção: um estudo com adolescentes em vulnerabilidade social
Catarina Mangas, Sara Lopes, Sandrina Milhano e Carla Freire (ESECS, Politécnico de Leiria)
Estratégias de Intervenção para a Inclusão de Jovens em Risco de Abandono Escolar Precoce
Painel 2 — Artes e Intervenção II
Moderador: Hugo Menino
Ana Paula Proença e Marta Trindade (ESECS, Politécnico de Leiria)
No Palco da Dislexia: contributos da Expressão Dramática/Teatro na intervenção educativa
Julio Cezar Adam, Rita de Cássia da Silva Cunha e Clairton Puntel (Faculdade EST — Brasil)
A produção da curta-metragem por adolescentes – da aprendizagem ao sentido de vida
Rita Assunção (Universidade Nova de Lisboa)
O potencial da luz como ferramenta artística contemporânea na criação de espaços / instalações sensoriais
Marcelo Marques (Centro Escolar de Vermoil )
Expressões Artísticas nas descobertas da Eco-Escola
Abel Arez, Ana Gama e Manon Marques (Politécnico de Lisboa)
DIFERENCIAL – vamos falar de igualdade?
Jenny Gil Sousa (ESECS, Politécnico de Leiria)
Animação Sociocultural e Comunitária como ferramenta de inclusão social para crianças e jovens em risco
Lúcia Grave Magueta (ESECS, Politécnico de Leiria)
A criança em risco(s) – as ideias, as emoções e a expressão plástica
Miguel Morin (O Guru das Emoções) e Carla Dias da Costa (Ser, Crescer e Aprender)
O Guru das Emoções: vídeos que explicam emoções às crianças de 4-7 anos
12h45 — Apresentação do Livro CEAI2021
13h00 — Encerramento