Conferência, Rita de Almeida Martins, Leonor – 22 de Março de 2018

Rita de Almeida Martins

Rita de Almeida Martins, natural de Lisboa é licenciada em Design Industrial (2014) pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR – IPLEIRIA), onde atualmente frequenta o curso de Mestrado em Design de Produto.
Na mesma escola e ao longo do seu percurso académico participou no projeto Agricultura Lusitana das Aldeias do Xisto, que representou Portugal na feira de EUNIQUE, em 2015; num programa de intercâmbio de mestrados, tendo vivido oito meses em Wroclaw, Polónia, onde realizou um curso em Cerâmica Criativa, na Eugeniusz Geppert Academy of Art and Design e desenvolveu uma coleção de produtos em cerâmica para a marca portuguesa de design Vícara.
Concluiu o curso de Design de Produto, no ensino Secundário, na Escola Secundária Artística António Arroio (2011), onde teve o privilégio de trabalhar em diferentes oficinas e campos artísticos (design de produto, design gráfico, cerâmica, fotografia, vídeo, pintura, etc.).
Durante o seu percurso formativo mais recente frequentou dois cursos de formação profissional no CENCAL – Centro de Formação Profissional na Indústria de Cerâmica: curso de sopro de vidro, Marinha Grande (Fevereiro de 2013) e curso de olaria, Caldas da Rainha (Dezembro de 2014).
Em 2017, realizou dois estágios profissionais: na Sede de Marketing da Vista Alegre, em Lisboa, e na Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, em Caldas da Rainha.
Nos seus projectos de design de produto tem sempre em consideração a funcionalidade e a relação com o utilizador.
Integra o grupo de desenho da Galeria Diferença em Lisboa, onde desenha e convive com vários artistas (pintores, escultores, arquitetos, designers, etc.).

Leonor

Este projeto consiste no reaproveitamento de embalagens e contentores vazios (quase sempre em fim de ciclo de vida do produto) do nosso dia-a-dia: garrafas de vinho, frascos, copos, entre outros recipientes que possam conter flores e outras plantas. Este conjunto de peças cerâmicas potencia a criatividade e o sentido crítico do seu utilizador, no sentido em que requer uma observação mais atenta das formas dos objetos que o rodeiam, quase como se tratasse de um jogo, em que tem de encontrar e experimentar o contentor, que melhor se encaixa em cada peça cerâmica, criando diferentes composições. Cada conjunto constituído por um contentor de vidro e por uma peça cerâmica no final, pode, por exemplo, sugerir uma jarra.

Conferência – 22 de Março

Vídeo – (aqui)