Conferência, Eneida Tavares, Raíz – 22 de Março de 2018

Eneida Tavares

Eneida Tavares, natural do Barreiro é mestre em Design de Produto (2014) pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR – IPLEIRIA). Actualmente trabalha nas Caldas da Rainha, formando o Estúdio Mulato em colaboração com Jorge Carreira. Participou em várias competições e exposições de design, tendo sido finalista na Competição Internacional de Design de Estudantes de Taiwan, Taiwan (2013), e no Concurso Europeu de Cerâmica, na Dinamarca (2014).

Raiz – caruma

Ao longo da história, a cerâmica e a cestaria têm caminhado lado a lado, sendo uma consequência da outra. Inserido no projecto final de mestrado, Caruma tenta criar uma paisagem de cruzamento, conjugando dois campos construtivos tão diferentes – uma técnica de cestaria amplamente trabalhada em Angola (espiral cosida) e a cerâmica. Esta série de vasos formados por esta técnica mista usa o diálogo entre duas matérias distintas, como metáfora, para traduzir de certa forma o diálogo intercultural através dos objectos. Este produto é comercializado pela marca portuguesa de design Vicara.

Conferência – 22 de Março

Vídeo – (aqui)