La Céramique Française

La céramique française: Fayense, porcelaines, biscuits, grès, dates de la fondation des ateliers caractèristiques, marques et monogrammes

 

Biografia do Autor:

Roger Raymond Peyre (11.04.1848 –30.11.1923) foi um historiador francês que se destacou na história da arte. Licenciado em Direito em 1876 e em Letras em 1878, foi secretário do helenista Emile Egger em 1881. A sua vida profissional seguiu o rumo da academia: no Collège Rollin (1881), enquanto suplente da disciplina de história; no Collège Stanislas (1881-1902), enquanto professor agregado de história, geografia e literatura, onde fundou e ministrou o primeiro curso de história de arte para o ensino secundário em 1894; e no Lycée Charlemagne (1902-1913) enquanto professor agregado de história e geografia, recebendo o título de professor honorário em 1913. A sua relevância no mundo do ensino das artes mereceu-lhe convites para júri de admissão da Exposição Universal de Paris de 1900 e para o Comité de organização do 2è Congrès de l’enseignement du dessin (1904). Erudito eclético, Peyre foi membro de variadas associações, como da Société des amis des monuments parisiense (1885), tendo pertencido ao comité desde 1897; da Société de géographie commerciale de Paris (1886); da Société des études italiennes; e da Association pour l’encouragement des études grecques (1879); além de ter sido presidente da Société des études historiques em 1904. A 9 de setembro de 1920, é condecorado Cavaleiro da Legião de Honra. O seu conhecimento enciclopédico é demonstrado nos seus escritos, quer se trate de biografias de personagens históricas, manuais de história e história de arte, ou estudos de história ligados à arte (artistas e obras), estética, arqueologia, literatura, militar ou música. De salientar a obra La céramique française (obra em exposição).  

 

Resumo da Monografia:

Peyre introduz o leitor à cerâmica francesa, começando por uma breve introdução da importância histórica e artística das artes cerâmicas e as dificuldades do seu estudo, seguindo-se uma resenha histórica da cerâmica francesa, dividida em cinco “livros” (comprimidos no mesmo documento), a saber Das origens à utilização de cerâmica envernizada, Cerâmica envernizada à esmaltada, O século XVI, Século XVII, Século XVIII, e Século XIX,  e termina com o elenco de características, marcas e monogramas patentes na cerâmica francesa.

 

– Monografia Online disponibilizada na “Gallica – Biblioteca digital da Biblioteca Nacional de França” – (aqui)

 

– PEYRE, Roger – La céramique française: Fayense, porcelaines, biscuits, grès, dates de la fondation des ateliers caractèristiques, marques et monogrammes. Paris: Ernest Flammarion, 1910. 310, [2] p. (Bibliothèque des arts appliqués aux métiers)

 

Deixe um comentário