Le sechage en ceramique

Le sechage en ceramique: Principes & techniques

 

Biografia do Autor:

Eberhard Krause (1899 – …) foi um especialista em tecnologia cerâmica alemão. Formou-se na Universität Greifswald em 1928, proferindo a sua dissertação Die Rechtsnatur der heutigen Reichsbank und ihre Bedeutung für das öffentliche und private Recht, esta publicada no ano seguinte (tradução livre: A natureza jurídica do Reichsbank de hoje e sua importância para o direito público e privado). Escreveu duas séries monográficas, a Technologie der Grobkeramik (Tecnologia da cerâmica industrial), com 6 tomos, e a Technologie der Keramik (Tecnologia da cerâmica), com 4 tomos. A primeira foi publicada entre 1964-66 e é destinada a engenheiros e técnicos que frequentam cursos especializados em escolas superiores ou que, estando em atividade, desejam aprofundar ou atualizar os seus conhecimentos sobre essa temática; o tomo 1 aborda as matérias-primas usadas na produção de cerâmica industrial, o tomo 2 e 3 a sua secagem, o tomo 4 e 5 a sua cozedura, e o tomo 6 os métodos de fabrico e testes de controlo para avaliação das peças finais. O Service de documentation et information de la Société française de céramique traduziu a 2ª edição alemã e adaptou o tomo 4 desta série, que resultou na Principes et technique de cuisson et de construction de fours céramiques (1973), assim como o tomo 2 Le sechage en ceramique: principes & techniques (1977) (obra em exposição).  Já a sua segunda série monográfica trata a tecnologia da cerâmica e seus processos num âmbito mais alargado; o tomo 1 trata dos processos, matérias-primas e produtos cerâmicos, o tomo 2 os processos mecânicos usados na produção cerâmica, o tomo 3 os processos térmicos, e o tomo 4 os processos gerais.

 

Resumo da Monografia:

Inserida numa coleção de manuais sobre tecnologia de cerâmica industrial, esta obra apresenta-se como uma fonte de documentação completa e sólida sobre o processo de secagem em cerâmica para engenheiros e técnicos industriais na área da cerâmica. São desenvolvidos os princípios fundamentais, os sistemas e métodos usados na secagem.

 

– KRAUSE, Eberhard – Le sechage en ceramique: Principes & techniques. Paris: Editions Septima, 1977. xxiii,251 p. (Manuels de technologie de ceramique industrielle). Tradução da 2ª edição alemã e adaptada pelo Serviço de Documentação da Sociedade Francesa de Cerâmica

 

Deixe um comentário