Pastas cerâmicas

Biografia do Autor:

“Enrique Gippini [Pérez] nasceu em 1940 em Madrid; licenciou-se em Ciências Químicas em 1962 em Sevilha e começou a trabalhar em Cerâmica em 1964 no Instituto Eduardo Torroja de la construcción y del cemento [atual Instituto de Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja]. Em 1965 fez os Cursos Monográficos de especialização no Instituto de Cerámica y Vidrio e em 1969 proferiu a sua Tese Doutoral na Universidad de Madrid [atual Universidad Complutense de Madrid] sobre o tema Contribución al estudio de la composición óptima de las pastas cerámicas [tradução livre: Contribuição para o estudo da composição ótima das pastas cerâmicas]. Doutor e ceramista dedicou-se uns dois anos aos plásticos, especificamente às resinas epoxídicas, para voltar à cerâmica desta vez à indústria. Depois de dois anos aproximadamente num Departamento de Investigação e Desenvolvimento passou a desempenhar responsabilidades diretas na Produção. Na sua própria opinião o contacto com a fábrica é aquilo que influenciou mais na sua formação-vocação de ceramista. A difícil interpretação dos fenómenos que se produzem diariamente numa produção continua à luz da ciência cerâmica o esforço constante para conseguir um melhor domínio do complexo mundo da cerâmica industrial são atualmente o seu trabalho diário. Pastas Cerámicas é o seu primeiro livro no académico. Esperemos que não seja o último nem o melhor. (tradução livre da biografia patente na obra em exposição)

Resumo da Monografia:

O autor explana a sua experiencia e opiniões sobre questões referentes às pastas cerâmicas, identificando o seu leitor como o ceramista com experiencia. Começa por introduzir o leitor ao tema através de um esquema geral de fabrico das pastas cerâmicas. Segue-se uma descrição mais pormenorizada dos processos de fabrico dessas pastas: a sua composição e propriedades gerais; a definição de alguns conceitos reológicos como plasticidade, viscosidade, tixotropia; a influencia da adição de componentes eletrólitos e não eletrólitos e respetivos ensaios; os cálculos necessários para a preparação de pastas cerâmicas e vidrados; a humidade ótima de compactação e respetivos ensaios; os vidrados (composição, formulação, ensaios, correção das fórmulas, caraterísticas e aplicação); e a cozedura cerâmica, com foco na parte química e física do processo.

– GIPPINI, Enrique – Pastas cerâmicas. Madrid: Instituto Eduardo Torroja de la Construccion et del Cemento, 1979. 259 p. Obra publicada com o alto patrocínio da Sociedade Espanhola de Cerâmica. ISBN 84-7292-297-9