Porcelain

Porcelain: repair and restoration

Biografia do Autor:

Nigel Reuben Rook Williams (15.07.1944 – 21.04.1992) foi um conservador inglês que se especializou no restauro de peças cerâmicas e de vidro. Com 16 anos, foi recrutado pelo The British Museum como assistente no departamento de Antiguidades britânicas e medievais. Na sequência disso, tirou um curso de três anos de conservação em regime de part-time no Institute of Archaeology da University College London, apesar de não ser uma profissão reconhecida. No final dos anos 60, participou na reescavação do barco funerário de Sutton Hoo, onde liderou a equipa de conservação. Trabalhou in situ e no museu nos artefactos, sendo notável o desmantelamento do capacete de Sutton Hoo, recuperado nos anos 40 e re-restaurado. Nos anos 70 e 80, Williams finalmente dedicou-se à sua paixão. Em 1974, foram descobertos cerca de 31 mil fragmentos de vasos gregos no sítio do naufrágio do HMS Colossus, tendo o processo passado na televisão, no Chronicle na BBC. Entre 1988-89, restaurou uma das peças de vidro mais famosas do mundo, o Portland Vase, juntamente com a colega Myrtle Bruce-Mitford: partiram-no em cerca de 200 fragmentos, reconstruiu-o e usou Hxtal, uma cola epoxy de elevada qualidade para reparação e restauro de porcelanas e vidros, desenvolvida por ele e Herbert V. Hillery. O processo também passou na televisão e durou cerca de 1 ano. Foi nomeado Conservador-chefe de Cerâmica e Vidro do The British Museum em 1983. Durante os seus últimos anos de vida, deu palestras em Inglaterra e no estrangeiro, assim como aulas à noite sobre restauro de cerâmica e vidro. O seu livro Porcelain-Repair and restoration (obra em exposição) é um reflexo do seu prazer em partilhar o conhecimento. Faleceu de ataque cardíaco com 47 anos de idade quando estava numa escavação financiada pelo The British Museum em Aqada, na Jordânia enquanto conservador on-site. O grupo de Cerâmica e Vidro do UK Institute of Conservation (atual ICON) criou um prémio bienal em sua honra, reconhecendo as suas contribuições significativas na área da conservação e restauro de cerâmica, vidro ou materiais relacionados, e como forma de encorajar projetos profissionais de conservação e restauro com elevados padrões de qualidade.

Resumo da Monografia:

Com é indicado no título, este manual dedica-se à reparação e/ou restauro de porcelana, sendo direcionado ao restaurador tanto amador como profissional. Começa pela história da reparação cerâmica, a que se segue, passo a passo, as técnicas e materiais para a reparação e/ou o restauro de porcelana (desmontagem e limpeza, reconstrução, substituição de parte perdidas, mistura de cores, pintura, acabamento), e termina com outras informações de interesse, como, por exemplo um glossário, um guia de materiais, fabricantes e fornecedores, e uma bibliografia relacionada com a temática.

– WILLIAMS, Nigel – Porcelain: repair and restoration. London: British Museum Publications, 1983. 144 p. ISBN 0-7141-8051-3