Técnica de la Cerámica

Biografia do Autor:

Peder Terkelsen Hald (04.12.1892 – 07.06.1987) foi um engenheiro civil, pintor, escultor e ceramista dinamarquês. Tirou o mestrado em Ciências na Polytekniske Læreanstalt (atual Danmarks Tekniske Universitet, Universidade Técnica da Dinamarca) em 1917, e, nesse mesmo ano, foi estudante do pintor Harald Giersing. Foi engenheiro numa fábrica de ácido sulfúrico e superfosfato em Mundelstrup em 1919. Hald foi professor associado e chefe do laboratório técnico de cor da Royal Danish Academy of Fine Arts entre 1925-63, onde lecionou tecnologia de cor. Entretanto, em 1960, foi assistente artístico na fábrica de cerâmica Michael Andersen & Søn (Rønne). A sua ligação às artes e à cor foi retomada aquando do apoio que recebeu do Technical Chemistry Fund para proceder a estudos sobre cores de óleo. Participou em inúmeras exposições, a título individual e coletivo, tanto de pintura como de escultura, estas especialmente de animais, entre 1920 e 1977. Publicou obras sobre pintura e técnica de pintura, dedicando uma à aguarela, e sobre técnica de cerâmica (obra em exposição). Montou a sua própria oficina de cerâmica em 1943. Trabalhou sob os auspícios da ONU em múltiplas ocasiões: em 1954, foi enviado para Yangon (Birmânia) para montar e operar uma estação de pesquisa de cerâmica; em 1957, protagonizou a mesma missão nas Filipinas; e em 1963, foi restaurar a antiga tecnologia da cerâmica inca no Peru. Aí, foi chefe do laboratório de cerâmica e professor honorário na Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga entre 1964-65.

Resumo da Monografia:

Esta obra funcional como um manual de técnica e química na cerâmica para a indústria, o ensino e artistas. Começa por apresentar a parte da química, com especial foco nos materiais considerados básicos no desenvolvimento da cerâmica, seguindo-se a parte da cerâmica, onde é descrito as caraterísticas, análises e ensaios, técnicas, tecnologias e ferramentas da cerâmica, tanto das pastas como dos vidrados.

– HALD, Peder – Técnica de la Cerámica. 3ª ed. Barcelona: Ediciones Omega, cop. 1977. 319 p. ISBN 84-282-0365-2