Clay and glazes for the potter

Biografia do Autor:

Daniel Rhodes (08.05.1911 – 23.07.1989) foi um ceramista, escultor e professor norte americano. Os primeiros anos da carreira de Rhodes nas artes foram dedicadas à pintura, tirando cursos na Art Institute of Chicago, na University of Chicago (bacharelato em História de Arte entre 1929-33), e na Art Students League of New York (1933-34). O seu interesse pela cerâmica surgiu enquanto trabalhava na Colorado Springs Fine Arts Center na Colorado College em 1940. Foi estudar para New York State College of Ceramics na Alfred University, tendo sido o primeiro aluno a receber um MFA (i.e., mestre em Belas-Artes) dessa faculdade em 1942 e deu aulas de arte cerâmica entre 1947-73. Durante esse período que não esteve ligado à College of Ceramics, alcançou uma reputação a nível internacional enquanto ceramista e escultor. Teve inúmeras exposições individuais de escultura, cerâmica e artes gráficas, assim como exposições coletivas, p. e. no Dallas Museum of Art. Tem obras em exposição permanente nos seguintes museus: Victoria and Albert Museum (Londres), the National Museum of Modern Art (Quioto, Japão), Smithsonian Institution (Washington DC), Everson Museum of Art (Syracuse, Nova York), Museum of Arts and Design (Manhattan, Nova York), Des Moines Art Center (Des Moines, Iowa), e Herbert F. Johnson Museum of Art da Cornell University (Ithaca, Nova York). Em 1961, recebeu uma bolsa de investigação Fullbright para estudar as artes do Japão, vivendo no país entre 1962-63. É autor de numerosos artigos sobre cerâmica, e os seus livros tornaram-se fontes de referência para ceramistas, como a obra Clay and glazes for the potter (obra em exposição). Foi medalhado pelo seu papel no ensino da cerâmica (1973) e é membro honorário do National Council on Education for the Ceramic Arts.

Resumo da Monografia:

Esta obra condensa o que o ceramista deve conhecer sobre material cerâmico, sendo a informação apresentada de uma forma prática, com os dados técnicos e teoria química restrito à clarificação do assunto a que diz respeito (parafraseando o autor). É dividida em duas partes, as argilas e os vidrados, explanando as suas origens e materiais, assim como os métodos e técnicas usados nas artes cerâmicas ao longo dos tempos até à sua contemporaneidade.

– RHODES, Daniel – Clay and glazes for the potter. 2ª ed. London: A & C Black, [1988]. xx, 331 p. Informação da data recuperada a partir do ISBN nos sites worldcat.org e isbnsearch.org. ISBN 0-7136-3007-8