Elementos de Química

Elementos de Química: III Classe

Biografia do Autor:

Aquiles Alfredo da Silveira Machado (25.12.1862 – 14.11.1942) foi um químico e professor português. Iniciou os seus estudos no Colégio Europeu e posteriormente no Colégio Parisiense, onde ao fim de três anos concluiu os preparatórios, tendo obtido distinção nos exames de Física, Química e Introdução à História Natural. Em 1880, ingressou na Escola Politécnica, graduando-se em Engenharia, ao mesmo tempo que assentava praça no regimento de Caçadores 5. No decurso da sua carreira como engenheiro militar (na qual atingiu o posto de general), é de salientar a sua contribuição no projeto e construção da estrada militar com linha férrea, entre a estação de caminho de ferro de Oeiras e o forte de São Julião da Barra, bem como na construção das baterias de Alpena e São Gonçalo. Em 1896, foi nomeado lente proprietário da 6ª Cadeira (Química) na Escola Politécnica, tendo as suas provas consistido na apresentação da dissertação “Propriedades Coligativas das Soluções” e em duas lições sobre “Carbonilos Metálicos” e “Ácidos Orgânicos”. Jubilou em 1932. Entre os diversos cargos públicos para que foi nomeado, salientam-se os de Químico-analista e vogal efetivo do Conselho Médico-legal de Lisboa, desde que se criou a Morgue de Lisboa em 1899; Vogal do Conselho Superior de Instrução Pública e do Conselho Superior do Comércio e Indústria; Vice-presidente da Comissão técnica dos métodos analíticos oficiais; e Presidente de numerosos júris de exames de Liceu, exames de acesso ao Magistério secundário e exames de Estado. Foi nomeado sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa em 1897, tendo passado a sócio efetivo em 1906. Nesta instituição, desempenhou diversos cargos diretivos, como Secretário Geral da Academia (de 1929 até 1933, data em que atingiu o limite de idade), Secretário Geral Honorário a partir de 1933, e por fim Presidente no ano de 1936. Como representante do governo Português assinou em Paris, em 1932, a Convenção para a Constituição do “Office Internationale de Chimie”, do qual foi eleito Vice-presidente na 1ª sessão de trabalhos. Entre 1934 e 1937, foi eleito Presidente desta instituição. Os seus trabalhos de investigação foram sobretudo sobre Química-Física e Química Analítica, tendo publicado cerca de 30 artigos científicos. A vocação para o ensino demonstrada por Aquiles Machado desde o início da sua carreira docente refletiu-se nos manuais que escreveu e que marcaram uma época no ensino da Química em Portugal: publicou uma vasta obra de textos de apoio às cadeiras que lecionava na Faculdade e compêndios para o ensino da Química no ensino secundário, por exemplo Elementos de Química : III Classe (obra em exposição). Fundou a Revista de Chimica Pura e Applicada e a Sociedade Chimica Portugueza, sendo inicialmente Vice-presidente e passando a Presidente a partir de 1933 até à data do seu falecimento. Recebeu ainda inúmeras condecorações: Grã-Cruz de Santiago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública para além da Comenda da Legião de Honra.

Resumo da Monografia:

Integrando-se numa série de cinco partes, cada uma relativa a uma classe do ensino secundário oficial (aprovado pelo Conselho Superior de Instrução Pública do Estado português), o presente manual corresponde à primeira parte, dirigida à 3ª classe. Pretende capacitar os alunos de química com as informações básicas sobre a composição do ar e da água, generalidades da química, as propriedades físicas dos metais e metaloides, as Leis de Lavoisier e de Proust, os símbolos dos elementos, as fórmulas e composições químicas básicas, e o estudo do hidrogénio, oxigénio, azoto, ar, ar atmosférico e água.

– MACHADO, Aquiles – Elementos de Química : III Classe. Lisboa: Imprensa Libanio da Silva, 1914. 92 p. (Ensino secundário oficial). Contém a I Parte