La Cerámique

La Cerámique: Dictionnaire encyclopédique

Biografia do Autor:

Jean-Paul van Lith (22.03.1940 – …) foi um escultor de cerâmica e vidro francês. Estudou cerâmica na école d’arts appliqués à l’industrie de Paris (atual École Duperré). Em 1962, muda-se para Biot (Alpes Marítimos), onde vive e trabalha atualmente. Trabalhou com o mestre vidreiro Jean-Claude Novaro entre 1979 a 1981. Enquanto artista, com clara predileção pela cerâmica e pelo vidro, e em colaboração com a Manufacture nationale de Sèvres, fez três decorações para pratos e um prato em porcelana em 1984. Contudo, também experimentou pintura, artes gráficas e designer de mobiliário, com uma produção de menor expressão. Na sua carreira profissional, acumulou cerca de 900 exposição, individuais e coletivas. Foi-lhe feita uma retrospetiva intitulada De l’or et du feu : Rétrospective Jean-Paul van Lith: céramique et verre (1957-1991), que esteve patente no  Musée national de céramique de Sèvres entre 2 de outubro a 30 de dezembro de 1991. É autor de dois dicionários, sobre cerâmica intitulado La céramique: dictionnaire encyclopédique (obra em exposição) e sobre vidro intitulado Dictionnaire du verre: tradition et patrimoine, assim como uma obra sobre arame e lata intitulada Fil de fer & ferblanterie. Foi nomeado Cavaleiro da Ordre des Arts et des Lettres em 1985.

– LITH, Jean-Paul van – La Cerámique : Dictionnaire encyclopédique. [Paris]: Éditions de l’Amateur, 2000. 459 p. ISBN 2-85917-299-8