As I Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania [Formar e Agir] alcançaram os objetivos desejados pela quantidade e diversidade de pessoas que reuniram, pela oportunidade de discutir temas de grande atualidade e pertinência, e pela qualidade das intervenções e dos materiais partilhados. Realçamos, ainda, a articulação que foi possível estabelecer entre participantes de todas as Escolas do Politécnico de Leiria, de várias Unidades de Investigação, bem como de diversos parceiros nacionais e internacionais.
Este sentido colaborativo facilitou a promoção do evento, que contou com 256 participantes provenientes, predominantemente, de organizações do poder local, do ensino superior, de universidades seniores e de instituições de solidariedade social, distribuídas por todo o país. Registámos 13 inscrições de pessoas com origem na China, Espanha, Brasil e Guiné Bissau. Em síntese, inscreveram-se 152 pessoas pertencentes ao universo do Politécnico de Leiria e 104 de outras organizações, tendo havido uma média de 160 a 170 presenças, em simultâneo, ao longo do dia.
Agradecemos a todos os que nos ajudaram a organizar e a concretizar esta iniciativa, aos que partilharam os seus conhecimentos e as suas reflexões nos vários painéis, bem como aos que nos acompanharam durante todo o dia.
Registos audiovisuais com o contributo dos estudantes do Programa 60+ sobre o papel da educação na construção de um sentido cívico e sobre o exercício da cidadania no quotidiano.
Mural Virtual com contributos de estudantes do Politécnico de Leiria, subordinado ao tema “Ser cidadão é…”
Notícia no Suplemento Akadémicos (Região de Leiria) de 15 de abril de 2021