Ligações

Um acervo selecionado de vídeos sobre pedagogia de género podem ser encontrados aqui.

Abaixo encontram-se ligações para iniciativas nacionais e internacionais dedicadas ao estudo dos usos escolares e académicos da língua:

Reading to Learn – Programa integrado de leitura e escrita de géneros escolares e académicos, fundamentado nos pressupostos teóricos e pedagógicos da Escola de Sydney. Designação portuguesa: Ler para Aprender. Site oficial.

TeL4ELE – Projeto Comenius, decorrido entre 2011 e 2013, vocacionado para a formação de formadores e de professores em Pedagogia de Género e, em particular, no programa Reading to Learn. Participantes: Portugal, Suécia, Dinamarca, Escócia, Espanha, Austrália.

Reading for Life – Organização sem fins lucrativos, sediada na Suécia, informada pela Pedagogia de Género. Promove a justiça e a igualdade em contextos educativos e na sociedade em geral. Site oficial.

Educational Semiotics – Blogue para investigadores e professores que aplicam a Linguística Sistémico-Funcional em contextos educativos. Inclui materiais e textos formativos. Ver mais.

Legitimation Code Theory – Teoria de base sociológica que analisa os princípios subjacentes à construção do conhecimento. É aplicada frequentemente em articulação com a Linguística Sistémico-Funcional para dar conta da transmissão de conhecimento em contexto escolar. Designação portuguesa: Teoria dos códigos de legitimação. Site oficial.

Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra | desde 2018 | contactos