Relato de Procedimento

O género relato de procedimento reporta-se a um tipo de texto de uso variável em diferentes contextos académicos, desde o ensino básico e secundário até ao ensino universitário, incluindo contextos profissionais. Como o nome indica, trata-se de um relato, uma descrição dos modos procedimentais de um processo de investigação, quer na sua dimensão de experimentação, quer de problematização e de argumentação, ou quer ainda de desenvolvimento profissional, como no caso de alguns relatórios de estágio profissional.

Tende a ocorrer de diferentes formas, à medida que se avança no percurso académico e no desenvolvimento da literacia. No ensino secundário, é muito comum na modalidade de relato de experiência, nas aulas de ciências naturais, química e física, procurando o aluno dar conta dos momentos de uma experiência científica. No ensino universitário, ocorre nas modalidades dissertação de mestrado e tese de doutoramento, ou então, em contexto académico de pendor mais profissional, na modalidade artigo científico. Desta caracterização não decorre que todas as dissertações de mestrado e teses de doutoramento seja relatos de procedimento, já que tais textos e práticas se abrem a uma certa panóplia de caracterização genológica. Mas, no geral, muitas dissertações de mestrado e teses de doutoramento são de facto relatos de procedimento. Nestes e em outros casos, trata-se sempre de dar a conhecer como se fez uma dada atividade, como se procedeu para alcançar um determinado objetivo. Nesse sentido, apresenta-se estruturado em pelo menos três etapas: objetivos, método e resultados. A complexificação, reestruturação ou densificação destas etapas em outras de valor equivalente, ou outras de acrescento, decorre do nível de desenvolvimento escolar ou profissional do seu autor e das suas necessidades. Por exemplo, em certos contextos, nomeadamente no ensino superior, pode incluir outras etapas, como Discussão/Conclusão ou Recomendações.

No conjunto dos géneros estruturados cronologicamente, característica que partilha com as explicações, o relato de procedimento distingue-se daquelas pela sua organização temporal dos factos registados e relatados. Já a organização das explicações é consequencial e não temporal. A expressão desta organização temporal dos relatos de procedimento faz-se de modo retrospetivo, isto é, o tempo é passado, com ocorrências de tempo genérico, como também acontece com os relatos históricos, embora no caso dos relatos de procedimento a retrospeção seja específica e no caso dos relatos históricos seja geral. Em relatos de procedimentos de literacia mais avançada, esta retrospeção específica é fundamental na construção da etapa da conclusão, em que a dimensão factual retrospetiva adquire contornos de abstração e de avaliação significativa.

A descrição aqui efetuada decorre dos ensinamentos da linguística sistémico-funcional e da pedagogia da Escola de Sydney, daquela decorrente. Nesse sentido, o relato de procedimento faz parte da grande família dos géneros da ordem do informar, subfamília dos procedimentos, a par com a instrução e o protocolo, todos eles relativos ao exercício e desenvolvimento de atividades, práticas e ações.

Forma de referenciação sugerida

Gouveia, C. A. M. (2024). Relato de procedimento. Retirado de: https://sites.ipleiria.pt/pge/relato-de-procedimento/

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