Objetivo sociocomunicativo

O objetivo sociocomunicativo é a motivação social que se encontra, no discurso, associada a um determinado padrão estrutural. Trata-se de um conceito teórico fundamental em teorias que conceptualizam a linguagem na sua dimensão social e cultural. 

O conceito de objetivo sociocomunicativo pode ser também referido como propósito sociocomunicativo e desempenha uma função importante na Linguística Sistémico-Funcional (doravante LSF), mais particularmente na teoria do género desenvolvida por Martin (1992) (apud Martin & Rose 2008; Rose & Martin 2012). Neste enquadramento teórico particular, o conceito de objetivo sociocomunicativo define-se como a função que é concretizada por meio de um determinado género. Por outras palavras, trata-se da motivação relevante numa dada cultura que se manifesta discursivamente por meio de um determinado conjunto de padrões estruturais e de significado. O termo inglês original é social purpose. Na tradução portuguesa usa-se o modificador ‘sociocomunicativo’ para tornar explícita a dupla dimensão social e comunicativa (cf. Caels, 2016, p. 21).  

O objetivo sociocomunicativo não deverá ser visto como estando associado a um determinado conjunto de atores sociais particulares ou a uma intenção psicológica particular. Não se reporta a uma análise sociológica ou psicológica dos textos, e sim a uma análise linguística. 

Ao contrário do que sucede com a situação ou o contexto em que se produzem os textos, e que podem ser sempre diferentes, o conjunto de objetivos sociocomunicativos é relativamente restrito (cf. Gouveia, 2014). Entendendo-se que todos os textos são resultado de um processo contínuo de escolhas semânticas num dado contexto (cf. Bache, 2013) e que, nesse âmbito, vários objetivos sociocomunicativos podem convergir num mesmo texto, estabelecem-se dois tipos de distinções.  

Distingue-se entre o objetivo sociocomunicativo principal e o(s) secundário(s). O objetivo sociocomunicativo principal afigura-se como aquele que é responsável pela geração e configuração do género num conjunto de etapas definidoras (ou obrigatórias), enquanto o(s) secundário(s) dará/ão origem a pequenos momentos dentro do género. Alguns autores acrescentam ainda que o primeiro se realiza por meio de padrões de significado explı́citos, ao passo que o(s) segundo(s) se realiza(m) por meio de padrões de significado menos explı́citos (cf. Silva, 2018, p. 317; Caels, 2016, p. 21). Para uma compreensão mais detalhada sobre a relação entre objetivo sociocomunicativo e etapas definidoras, sugere-se a leitura de Caels, Barbeiro e Gouveia (2020). Pode afirmar-se que a estrutura global dos textos (que inclui as escolhas léxico-gramaticais e semântico-discursivas), ou o seu objetivo sociocomunicativo principal, constitui critério para definir se um conjunto de textos pertence, ou não, a um mesmo género. Assim, os textos que partilham as mesmas etapas e, portanto, que dão forma a um mesmo propósito sociocomunicativo principal, são agrupados como exemplares do mesmo género.  

Por fim, estabelece-se uma diferenciação entre objetivos sociocomunicativos mais gerais (associados às famílias de géneros) e objetivos sociocomunicativos mais específicos (associados a géneros). Exemplos de um objetivo sociocomunicativo mais geral serão os seguintes: “envolver ou entreter o leitor” (que se manifesta na família de géneros das Histórias), “informar” ou “avaliar”. Exemplos de objetivos mais particulares serão: “envolver o leitor por meio da apresentação e resolução de uma situação problemática” (que se manifesta no género narrativa), “envolver o leitor por meio da avaliação de comportamentos” (que se manifesta no género ‘exemplum’) e “debater dois pontos de vista” (que se manifesta no género discussão).  

A explicitação (porventura, por parte do professor) do objetivo sociocomunicativo geral e específico do género de um determinado texto constitui um momento imprescindível para a sua leitura e interpretação e isto sucede por duas razões. Por um lado, trata-se de um significado contextual e interpretativo e que, portanto, requer uma identificação explícita da relação existente entre fraseados do texto e o contexto. Por outro lado, o conhecimento explícito e a metalinguagem associados ao conceito de objetivo sociocomunicativo ampliam e reforçam as competências sociais dos indivíduos na cultura onde vivem as suas vidas.    

Referências 

Bache, C. (2013). Grammatical choice and communicative motivation: a radical system approach. In L. Fontaine, T. Bartlett, & G. O’Grady, Systemic Functional Linguistics – Exploring Choice (pp. 72-94). Cambridge: Cambrigde University Press. 

Caels, F. (2016). Textos das Ciências na disciplina de PLNM: uma abordagem baseada em Género. Tese de doutoramento não publicada. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/23642 (Consulta: 5/2/2021) 

Caels, F., Barbeiro, L. F. & Gouveia, C. A. M. (2020). Géneros escolares segundo a Escola de Sydney: Propósitos, estruturas e realizações textuais. Indagatio Didactica 12(2) : 13-32. 

Fuzer, C. (2018). Realizações linguísticas e instanciação de gêneros na perspetiva sistêmico-funcional. D.E.L.T.A., 34 (1): 296-304. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/delta/v34n1/1678-460X-delta-34-01-269.pdf (Consulta: 5/2/2021) 

Gouveia, C. A. M. (2014). Compreensão leitora como base instrumental do ensino da produção escrita. In W. Silva, J. Santos & M. Melo (eds.), Pesquisas em língua(gem) e demandas do ensino básico. São Paulo: Pontes Editora.  

Martin, J. R. & Rose, D. (2008). Genre Relations: Mapping culture. London, Oakville: Equinox. 

Rose, D. & Martin, J. R. (2012). Learning to write, Reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London: Equinox. 

Silva, E. (2018). Gêneros na teoria sistêmico-funcional. D.E.L.T.A., 34 (1): 305-330. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/delta/v34n1/1678-460X-delta-34-01-305.pdf (Consulta: 5/2/2021) 

Forma de referenciação sugerida 

Alexandre, M. F. (2021). Objetivo sociocomunicativo. Retirado de: https://sites.ipleiria.pt/pge/…/ 

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