Ciências Naturais

A língua e o conhecimento científico são indissociáveis. Os alunos adquirem e exprimem grande parte dos conteúdos programáticos por via da língua (a par de outras modalidades comunicativas, como as imagens ou os gestos). As especificidades linguísticas das Ciências Naturais são variadas e complexas. Envolvem os termos técnicos, mas não só! As Ciências Naturais têm adicionalmente os seus próprios géneros (ou tipos de texto). Estes géneros determinam tanto os textos que os alunos devem ler, como os textos que devem produzir.

Há, habitualmente, dois tipos de textos considerados em Didática das Ciências: textos instrucionais e textos expositivos. Os primeiros promovem um ensino mais prático e mais experimental; os segundos transmitem os conteúdos de uma forma mais teórica. Esta distinção, apesar de útil, revela-se limitadora. Uma análise aos manuais de Ciências Naturais do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico mostra que existem vários tipos de textos instrucionais e vários tipos de textos expositivos. Cada tipo (ou género) tem a sua própria função, estrutura, padrões gramaticais e recursos lexicais.

Nesta página, o professor poderá encontrar uma diversidade de materiais relativos aos géneros das Ciências Naturais. Algumas perguntas a que se procura responder são: Quantos géneros há? Como se chamam? Que géneros ocorrem com maior frequência? Como identificar os géneros? Que dificuldades levantam estes géneros aos alunos? Como trabalhar os géneros em sala de aula?

1. Mapeamento dos géneros

Este texto inaugura uma coleção de brochuras dedicadas aos géneros das Ciências Naturais. A brochura introduz o conceito de “género” e discute o papel da língua na Didática das Ciências. Apresenta 11 géneros que ocorrem com frequência em manuais do 2.º e 3.º ciclos do EB. Para cada género, inclui uma caracterização sumária e um exemplo textual.

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2. Explicação Sequencial

A Explicação Sequencial é um género muito comum nos manuais de Ciências Naturais. Permite explicar o funcionamento de fenómenos naturais, como a fotossíntese, o ciclo da água ou a reprodução animal. O género representa os fenómenos como sequências de eventos, articulados entre si por nexos temporais e causais.

A brochura discute a estrutura definidora da Explicação Sequencial, bem como os seus principais padrões gramaticais e lexicais. Inclui exemplos comentados de textos de manuais.

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3. Relatório Composicional

O Relatório Composicional desempenha um papel fundamental nos manuais de Ciências Naturais, sendo utilizado para identificar e descrever a constituição de entidades, sejam elas animais, plantas, estruturas terrestres ou equipamentos científicos.

A brochura discute a importância do Relatório Composicional na construção e transmissão do conhecimento científico. Identifica as principais etapas e fases deste género, bem como os seus padrões gramaticais e lexicais. Inclui exemplos de textos de manuais.

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4. Relatório Classificativo

Esta brochura foca um terceiro género essencial à Didática das Ciências: o Relatório Classificativo. Este género tem como finalidade introduzir um sistema de classificação e descrever os vários tipos e subtipos que o integram. A classificação pode incidir sobre uma diversidade de fenómenos naturais, como animais, plantas, rochas, doenças, entre outros. A brochura oferece uma caracterização detalhada do Relatório Classificativo em termos da sua função, estrutura textual e padrões gramaticais e lexicais.

NOTA: A brochura encontra-se em preparação. Poderá aceder a uma apresentação sobre os textos classificativos aqui.

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5. Géneros procedimentais

A realização de experiências e visitas de campo constitui uma componente fundamental do ensino das Ciências. Esta brochura apresenta 2 géneros que viabilizam, orientam e registam o resultado de tais atividades práticas: a Instrução e o Relato de Procedimento. Para cada género, é feita uma caracterização à luz da sua função, estrutura e padrões lexicogramaticais. Inclui exemplos de textos de manuais escolares.

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