- Avelar, A. M. S. (2008). Géneros e registos do discurso no ensino de línguas: Proposta de aplicação ao ensino de PLE e monitorização em contexto. Tese de Doutoramento em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
- Barbeiro, C. (2017). As práticas discursivas nas interações verbais em contexto pedagógico: Contributos da Sociolinguística Interacional para o estudo do discurso na aula de Português. Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses, Universidade Aberta.
- Barros, P. L. ( 2015). Níveis comuns de referência e pedagogia de género no ensino de português a alunos surdos: Proposta de organização curricular. Tese de Doutoramento em Linguística, Universidade Católica Portuguesa.
- Caels, F. (2016). Os textos de Ciências na disciplina de PLNM: uma abordagem baseada em Género. Tese de Doutoramento em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
- Faquir, O. C. G. (2016). Didática da escrita em contextos multilingues: o caso de Moçambique – desafios linguísticos, metodológicos e contextuais. Tese de Doutoramento em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
- Garizo, S. (2005). Para uma abordagem de género em ILE. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
- Liu, Xiaoyan (2021). Contribuições da Linguística Sistémico-Funcional para o Ensino da Leitura. Mestrado em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda. Universidade de Lisboa.
- Marrengula, E. V. (2020). Do texto ao parágrafo: Um contributo para o ensino da escrita no 1º ciclo do ensino secundário em Moçambique, Dissertação do mestrado em Linguística Aplicada, especialidade em PLE/PL2, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- Martins, M. C. (2008). A contribuição dos significados experienciais para a constituição dos elementos obrigatórios do género narrativa escolar: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2008.
- Mendes, M. (2015). Para um modelo ontogenético da escrita infantil no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tese de Doutoramento em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
- Sá, M. A. T. (2007). Registo e Género: uma pedagogia para o ensino do inglês como língua estrangeira. Dissertação de Mestrado em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (TEFL), Universidade Católica Portuguesa.
- Silva, Mª Goreti. (2020). Práticas de escrita no Ensino Secundário no contexto de Cabo Verde. Tese de Doutoramento em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.