Conferência, Liliana Gouveia, Winter Cup – 10 de Março de 2018

Liliana Gouveia

Liliana Gouveia, natural de Oliveira do Hospital, Coimbra, é licenciada em Design Industrial pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR – IPLEIRIA) (2015), onde frequenta atualmente o Mestrado em Design de Produto e é investigadora do projeto de investigação CP2S – Cerâmica, Património e Produto Sustentável – do ensino à indústria.
Tem interesse na área da inovação e conta no seu Curriculum Vitae com várias menções honrosas na área do design nomeadamente no Concurso Mobiliário Urbano Organizado pela Empresa Pedrosa & Irmãos, Lda, com o projeto “Staple”; no Concurso “Best Furniture of the World”, organizado pela BP Portugal e pelo Município de Paços de Ferreira (Capital Europeia do Móvel) com o projeto “Wiggle it”; e no Concurso “Junco”, organizado pela COZ ART e pelo Município de Alcobaça, com o projeto “Shop Trolley”.
Esteve presente em várias exposições como por exemplo, “Ideia de Produto”, com o projecto “Winter Cup”, (2014) e na “De fora para dentro” no Caldas Design Week 1, com o projecto “Stool” (parceria com André Paiva e Filipa Bernardes), (2017), entre outras.
Tem experiência profissional como repórter fotográfica e planeamento, organização e produção de exposições/eventos na área do Design.

Winter Cup

“Winter Cup” foi desenvolvido especialmente para o Inverno.
A ideia surgiu depois de uma observação que permitiu concluir que a generalidade das pessoas tendem a consumir bebidas quentes e aconchegantes no Inverno, quando as temperaturas são mais baixas, e que neste mesmo período do ano apresentam mais dores articulares e musculares, não só nas extremidades, mas também nas outras partes do corpo.
“Winter Cup” é um contentor cerâmico, para água ou outras bebidas quentes, que permite transportar as bebidas e simultaneamente aquecer o corpo e estimular os músculos mais afetados, proporcionando um conforto extra especialmente durante a estação fria.
No processo de design deste produto foi previamente realizado um estudo ergonómico para determinar a forma mais adequada de beber e de agarrar num copo, permitindo obter um produto com a forma e as dimensões apropriadas. A tampa, dada a elasticidade do material que a conforma, permite não só vedar o líquido quente no interior do objeto, como pode ser utilizada como um acessório individual (bola anti-stress).

Conferência – 10 de Março

Vídeo – (aqui)