Conferência, João Margarido, Terra – 15 de Março de 2018

João Margarido

João Margarido, natural de Lisboa é licenciado em Design de Ambientes e Mestre em Design de Produto pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR – IPLEIRIA).

Participou em varias exposições, tais como “Maga Mostra de Artes”, “Caldas Design Week ”, “Caldas Late Night”, “Ideia de Produto” nas Caldas da Rainha, “Incerta Desambiguação” em Lisboa, “NOC NOC” – 7ªedição em Guimarães, entre outras.
O seu interesse pela natureza leva-o a criar instalações imersivas e a realizar projectos onde questiona as direções da nossa sociedade. Atualmente o seu trabalho tem como foco a utilização da terra como matéria e objecto de exploração.

Terra

Os objetos pertencem a uma exploração cuja metodologia e processo centram-se na utilização da terra como matéria, procurando replicar em peças, características e significados próprios de cinco terras distintas.
Este projeto apresenta dois tipos de ensaios: Textura e Cor.
No ensaio Textura – as mãos definem a forma e as terras definem o resultado final, tanto na textura como na cor.
No ensaio Cor – procura realçar-se as diferenças existentes entre terras aos níveis da cor e da granulometria. As terras são experimentadas como contaminantes de superfícies cerâmicas.

Conferência – 15 de Março

Vídeo – (aqui)