Diário de Avelino Belo

Biografia do Autor:

Nascido em 1872 na Murtosa, Avelino foi aluno da Escola Industrial caldense, no âmbito do protocolo de formação acima referido. A aprendizagem fabril revelou um ceramista hábil no desenho e competente na técnica, nomeadamente na modelação, que acompanharia Rafael Bordalo na sua aventura artística artesanal, após a crise e abandono do projecto industrial da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, no princípio da década de 1890. Em 1896, deixa porém a companhia de Bordalo e passa a trabalhar numa pequena oficina, denominada Ateliê Cerâmico,  que o Visconde de Sacavém criara para apoiar a instalação do seu palacete nas Caldas da Rainha (actual edifício do Museu de Cerâmica). Em 1899, Avelino estabelece-se por conta própria, fundando o que também designou inicialmente por Ateliê Cerâmico,  entre a rua das Olarias e a Rua da Fé (hoje Rua Avelino Belo). Morreu tragicamente em 1927, sendo a empresa continuada por seu filho José, um ceramista com uma sólida preparação, que assegurou ao longo de décadas um dos fabricos mais evoluídos tecnicamente da cerâmica tradicional caldense. José Belo herdou do pai o espírito curioso e inovador.

Resumo da Monografia:

Este diário, propriedade de Avelino Belo, fundador da Fábrica Belo, comporta uma série de anotações relativas aos trabalhos realizados e/ou a realizar na sua fábrica, com descrição de peças, dividido por semana e dias de semana, com início na semana de 1 a 7 de setembro de 1895 e fim na semana de 1 a 7 de janeiro de 1899. Cerca de metade do diário está em branco.

– BELO, Avelino – [Diário de Avelino Belo]. Jul. 1895 a Jan. 1899. Acessível no Centro de Documentação do Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha