12 LIÇÕES – COMUNICAÇÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO: ENVOLVER AS PESSOAS

Durante o mês de novembro, Erik Solheim e o CAD/ OCDE publicaram 12 LIÇÕES sobre comunicação sobre desenvolvimento, com um enfoque no engajamento das pessoas.

Estas lições baseiam-se nas experiências dos pier reviews  do DAC/ OCDE e da Network of DAC Development Communicators:

  1. O engajamento das populações beneficiárias gera apoio e torna as políticas de desenvolvimento mais eficazes;
  2. Melhorar a comunicação reflete-se num aumento da transparência;
  3. É crucial conhecer e compreender a fundo o público-alvo;
  4. É crucial ter uma visão clara e estratégica;
  5. É crucial desenvolver e comunicar uma narrativa coerente;
  6. É importante comunicar os resultados – os bons e os maus;
  7. É importante estabelecer parcerias para atingir objetivos;
  8. Criatividade e inovação são muito importantes;
  9. É crucial assegurar que a imagem de marca é apropriada;
  10. É crucial promover a comunicação e coordenação ao nível institucional;
  11. É importante que os recursos e as competências correspondam à ambição;
  12. FUNDAMENTAL: avaliar a aprender com a experiência.

 

The following lessons learned are based on the evidence and experience from DAC peer reviews and from the Network of DAC Development Communicators:

  1. Public engagement builds support and makes development policies more effective.
  2. Improving communication increases transparency.
  3. Understand your audience.
  4. Have a clear, strategic vision.
  5. Develop and deliver a coherent narrative.
  6. Communicate results – good and bad.
  7. Leverage partnerships to achieve objectives.
  8. Make room for creativity and innovation.
  9. Ensure branding is appropriate.
  10. Promote communication and co-ordination institutionally.
  11. Match resources and expertise with ambition.
  12. Evaluate and learn from experience.