Durante o mês de novembro, Erik Solheim e o CAD/ OCDE publicaram 12 LIÇÕES sobre comunicação sobre desenvolvimento, com um enfoque no engajamento das pessoas.
Estas lições baseiam-se nas experiências dos pier reviews do DAC/ OCDE e da Network of DAC Development Communicators:
- O engajamento das populações beneficiárias gera apoio e torna as políticas de desenvolvimento mais eficazes;
- Melhorar a comunicação reflete-se num aumento da transparência;
- É crucial conhecer e compreender a fundo o público-alvo;
- É crucial ter uma visão clara e estratégica;
- É crucial desenvolver e comunicar uma narrativa coerente;
- É importante comunicar os resultados – os bons e os maus;
- É importante estabelecer parcerias para atingir objetivos;
- Criatividade e inovação são muito importantes;
- É crucial assegurar que a imagem de marca é apropriada;
- É crucial promover a comunicação e coordenação ao nível institucional;
- É importante que os recursos e as competências correspondam à ambição;
- FUNDAMENTAL: avaliar a aprender com a experiência.
The following lessons learned are based on the evidence and experience from DAC peer reviews and from the Network of DAC Development Communicators:
- Public engagement builds support and makes development policies more effective.
- Improving communication increases transparency.
- Understand your audience.
- Have a clear, strategic vision.
- Develop and deliver a coherent narrative.
- Communicate results – good and bad.
- Leverage partnerships to achieve objectives.
- Make room for creativity and innovation.
- Ensure branding is appropriate.
- Promote communication and co-ordination institutionally.
- Match resources and expertise with ambition.
- Evaluate and learn from experience.