Números e Operações

No estudo dos números inteiros, e depois no alargamento aos números racionais
não negativos, deve tomar-se como ponto de partida quer situações que incluem elementos do quotidiano dos alunos (por exemplo, de jornais e revistas e de horários de transportes), quer as que surgem no próprio campo da Matemática. No estudo dos números racionais não negativos, a associação a situações de medida de grandezas, como comprimento, área, volume, massa, tempo e dinheiro, favorece a compreensão desses números e de relações entre eles.
A resolução de problemas que incluam a investigação de regularidades numéricas constitui um aspecto a privilegiar da didáctica dos números neste ciclo de ensino. Desta forma, o aluno tem possibilidade de ampliar o seu conhecimento dos números, de conceber e usar estratégias e discutir a sua adequação às
situações e a formular conjecturas e a testá-las. O trabalho com sequências numéricas em que se pede ao aluno que continue ou invente sequências de números estabelece uma ponte conceptual importante entre os três ciclos do ensino básico.

O desenvolvimento do cálculo mental é outro aspecto a privilegiar neste ciclo de ensino, para o que é importante recorrer a situações que suscitem a estimação do resultado das operações envolvidas antes da realização do cálculo, bem como considerar a utilização das propriedades das operações. (in Novo Programa de Matemática do Ensino Básico homologado no dia 28 de Dezembro de 2007)

alguns textos…

Números e cálculo

Algoritmos da multiplicação

Os sentidos da divisão

Divisão exacta e inteira

Ampliar o conceito de número

Racionais: trajectorias de aprendizagem

Fraccionários e decimais

Estratégias de equivalência das crianças

Multiplicar e dividir: dos inteiros aos racionais

algumas tarefas…

Multiplicação

activividades multiplicação

activividades de investigação multiplicação

anexos investigação multiplicação


Divisão

actividades divisão


Racionais

actividades fraccionários

actividades racionais

tarefa das sandes

equivalência de fracções

operações com fracções

sentidos das fracções