Corpus de Manuais Escolares

O Corpus de Manuais Escolares do DPDA tem como objetivo facultar o acesso a materiais para investigação sobre a construção do conhecimento em textos escritos em língua portuguesa. O corpus, constituído entre 2018 e 2022, é constituído por 397 textos oriundos de manuais escolares adotados oficialmente em Portugal.

As brochuras descritivas (recursos pedagógicos) atualmente disponíveis neste Portal são resultado da análise de textos deste corpus.

É possível fazer pesquisa no corpus com a ferramenta CQPWeb de forma gratuita. Basta criar um perfil (user profile) e abrir sessão (login). O menu encontra-se apenas em inglês e está acessível em:

Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra | desde 2018 | contactos