LIVRO
- Caels, F., Barbeiro, L. F., & Santos, J. V. (2019). Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra / ESECS-Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-54679-0-7 (e-book)
- Silva, P. N. (2020). Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação (e-book). Universidade Aberta, 274 pp. https://doi.org/10.34627/279s-0397
- Silva, P. N. (2012). Tipologias textuais. Como classificar textos e sequências. Livraria Almedina/CELGA, 220 p.
- Silva, P. N., Barbeiro, L. F, Caels, F., Gouveia, C. A. M., Santos, J. V., Marques, C., & Barbeiro, C. (2022). Teorias discursivas em discussão: Perspetivas e análises. Grácio Editor. ISBN: 978-989-53846-0-0
- Silva, P. N., Pinto, A. G., & Marques, C. (orgs.) (2023). Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática. Grácio Editor. ISBN: 978-989-53971-2-9 (e-book)
CAPÍTULO DE LIVRO
- Alexandre, M. F. & Caels, F. (2022). Relações temporais e causais em textos de História. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M.ª O. Abreu, R. G. Muñoz. (Orgs.), Atas da X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. ESECS-Politécnico de Leiria.
- Alves, M. A. (aceite para publicação). Development of a digital corpus of Portuguese didactical texts for language research.
- Alves, M. A., & Alexandre, M. F. (aceite para publicação). Um corpo genológico de textos didáticos – A generic corpus of didactical texts.
- Caels, F. & Alexandre, M. F. (2022). A expressão do Tempo em textos de História: Mapeamento de recursos sintáticos. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M.ª O. Abreu, R. G. Muñoz. (Orgs.), Atas da X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. ESECS-Politécnico de Leiria.
- Caels, F. & Quaresma, A. (2019). Géneros textuais em manuais de História. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M.ª O. Abreu & R. Gillain (Orgs.), Atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (p. 484). ESECS-Politécnico de Leiria.
- Gouveia, C. A. M. (2014). A compreensão leitora como base instrumental do ensino da produção escrita. In W. R. Silva, J. S. dos Santos & M. A. Melo (eds.), Pesquisas em Língua(gem) e Demandas do Ensino Básico (pp. 203-231). Pontes.
- Gouveia, C. A. M. (2013). Evolving in confidence: writing across basic schooling. In VIAN JR., Orlando e Cida Caltabiano (eds.), Língua(gem) e suas múltiplas faces – Estudos em Homenagem a Leila Barbara (pp. 93-108). Mercado de Letras.
- Gouveia, C. A. M. (2013). Writing development in Basic School Years in Portugal: Report on a Pilot Project. In J. Ferreira et al (orgs.), «A Scholar for all Seasons». Homenagem a João Almeida Flor (pp. 191-204). Departamento de Estudos Anglísticos/Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa.
- Gouveia, C. A. M. (2013). A escola como sistema de géneros: conhecimento, aprendizagem e transversalidade. In M. H. M. Mateus & L. Solla (coord.), Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação (pp. 441-460). ILTEC e Fundação Calouste Gulbenkian.
- Gouveia, C. A. M. (2010). Gramática: Produzir Significados na Escrita. In A. M. Brito (org.), Gramática: História, Teorias, Aplicações (pp. 191-203). FLUP.
- Gouveia, C. A. M. (2008). Texto Narrativo. In M. H. M. Mateus, D. Pereira & G. Fischer (coord.), Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (pp. 113-118). Fundação Calouste Gulbenkian.
- Gouveia, C. A. M. (2006). Language, Literacy and Cultural Politics: The Debate on the New Language Curriculum in Portugal. In R. Whittaker, M. O’Donnell & A. McCabe (eds.), Language and Literacy: Functional Approaches (pp. 177-188). Continuum.
- Gouveia, C. A. M. (2006). O que se entende por texto? In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa: CD2 – Análises e Materiais. ILTEC.
- Santos, J. V. (2018). Plágio e construção da voz autoral: Integração no ensino-aprendizagem da escrita académica. In P. R. Pinto (Coord.), Almeida, F., Remião, F., Oliveira, J. F. et alii, Atas do CNaPPES 2017 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 1-7). Instituto Politécnico de Setúbal. ISBN 978-989-99598-9-7.
- Santos, J. V., & Silva, P. N. (2021). Dinâmicas de género e de texto: Entre plano convencional e plano ocasional nas teses de doutoramento da Universidade de Coimbra. In H. T. Valentim, T. Oliveira & C. Teixeira, C. (Org.), Gramática e texto. Interações e Aplicação ao Ensino (pp. 93-112. NOVA FCSH-CLUNL.
- Santos, J. V., & Silva, P. N. (2018). Polifonia na voz autoral: Resumos e agradecimentos na tese de doutoramento. In Veloso, J., Guimarães, J., Silvano, P. & Silva, R., A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto (pp. 395-413). FLUP/CLUP. ISBN 978-989-54104-3-9.
- Silva, P. N. (2019). Tipos de discurso e géneros: para uma abordagem didática integrada de duas classificações textuais. In A. Leal, F. Oliveira, F. Silva, I. M. Duarte, J. Veloso, P. Silvano, e S. V. Rodrigues (Org.), A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas (pp. 225-240). CLUP.
- Silva, P. N. (2015). Alguns contributos da linguística para a classificação dos textos literários. Atas do 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Associação de Professores de Português, 45 p. (CD-Rom).
- Silva, P. N. (2015). Narrativo: modo, género, tipo de texto ou tipo de sequência? Atas do 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Associação de Professores de Português, 22 p. (CD-Rom).
- Silva, P. N., & Santos, J. V. (2020). In my ending is my beginning: as estruturas argumentativas das secções finais em teses de doutoramento como ponto de partida para novas argumentações. In Z. Aquino, P. Gonçalves-Segundo, e M. A. G. Pinto (Org.), Argumentação e Discurso – Fronteiras e desafios (pp. 188-207). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
- Silva, P. N., & Santos, J. V. (2018). Do saber ao poder. Estruturas retóricas e planos de texto em teses de doutoramento. In Aquino, Zilda G. O., Gonçalves-Segundo, Paulo R. & Pinto, M. Alexandra G. (Org.), O poder do discurso e o discurso do poder. Vol. 2 (pp. 178-196). Editora Paulistana. ISBN 978-85-5336001-7.
- Silva, P. N., & Santos, J. V. (2013). Contributos para a caracterização do género académico ‘Resposta de Desenvolvimento’. In R. T. Silva (Org.), Anais do III SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa) (pp. 27-38). Universidade de Macau.
ARTIGO EM REVISTA
- Caels, F., Barbeiro, L. F., & Gouveia, C. A. M. (2020). Géneros escolares segundo a Escola de Sydney: Propósitos, estruturas e realizações textuais. Indagatio Didactica 12(2), 13-32. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v12i2.17433
- Caels, F., Quaresma, A., Barbeiro, L. F., & Alexandre, M. F. (2023). Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo – as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais. Delta – Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 39 (4). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339457469
- Faquir, O. (2019). A pedagogia baseada no género textual como proposta para a didáctica da escrita em Moçambique. Linguagem: Estudos E Pesquisas, 22(2). https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.56551
- Gouveia, C. A. M. (2009). Escrita e Ensino: Para além da Gramática, com a Gramática. Delta – Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 25 (Número Especial), 716-720.
- Gouveia, C. A. M. (2006). Syllabuses, Textbooks and Teaching Practices: Literacy and Language Teaching in Portugal. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, 10 (1&2).
- Santos, J. V., & Silva, P. N. (2016). Issues with Publishing Abstracts in English: Challenges for Portuguese Linguists’ Authorial Voices. Publications4(2),12. https://doi.org/10.3390/publications4020012
- Santos, J. V., & Silva, P. N. (2016). Issues of textual hybridity in a major academic genre: PhD dissertations vs. research articles. Redis: Revista de Estudos do Discurso 5, 171-193.
- Silva, P. N. (2020). Redes, cadeias, sistemas e reportórios: sobre as relações entre géneros. Linguística (Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto)15, 95-134.
- Silva, P. N. (2016). Género, conteúdos e segmentação: Em busca do plano de texto. Diacrítica (Série Ciências da Linguagem) 30 (1), 181-221.
- Silva, P. N. (2013). Parâmetros e marcadores do género ‘Dissertação de mestrado’: Análise de um corpus do português europeu. Revista Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 8, 243-261.
- Silva, P. N., & Rosa, R. (2019). O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. DELTA (Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada) vol. 35 (4), 1-38. http://dx.doi.org/10.1590/1678-460×2019350409
- Silva, P. N., & Santos, J. V. (2015). Da Introdução ao Resumo/Abstract: o surgimento de um género híbrido nas atas da Associação Portuguesa de Linguística. Revista Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 10, 313-336.
- Solovova, O., Santos, J. V., & Veríssimo, J. (2018). Publish in English or Perish in Portuguese: Struggles and constraints on the semiperiphery. Publications 6, 25. https://doi.org/10.3390/publications6020025