EMDA 18 – 22 de janeiro de 2024

Carlito A. Companhia

Osvaldo Faquir
Leonarda Menezes

As notas biográficas podem ser lidas no final desta página.

A apresentação

Título da apresentação

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL EM MOÇAMBIQUE: APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PRELIMINARES DE UM PROJECTO

Resumo

O projecto “Avaliação do processo de ensino-aprendizagem do português no Ensino Secundário Geral em Moçambique” tem os seguintes objectivos: (i) descrever o perfil de competências dos alunos ao nível da gramática, leitura e escrita e (ii) analisar as crenças dos professores e alunos em relação ao ensino destas componentes. Tendo em vista alcançar estes objectivos, do ponto de vista metodológico recorreu-se a um corpus escrito semi-espontâneo constituído a partir de redacções elaboradas por 180 alunos da 8ª a 12 ª classe das províncias de Cabo Delgado, Zambézia, Manica, Inhambane, Maputo-Cidade e Maputo-Província (30 alunos por província, 6 alunos por classe), incluindo questionários administrados a estes mesmos alunos e a 60 professores de língua portuguesa das mesmas províncias (10 professores por província).

Os resultados preliminares deste estudo mostram que (ia) as principais áreas críticas do conhecimento gramatical dos alunos do ESG em Moçambique incluem a sintaxe e os fenómenos de interface léxico-sintaxe e morfo-sintaxe, sendo esta última a mais afectada; (ib) os erros de ortografia dos alunos do ESG distribuem-se em três grandes categorias nomeadamente erros fónicos, grafemáticos e morfológicos, sendo a primeira categoria a mais afectada e que (ii) os professores e alunos do ESG tendem a possuir crenças diferenciadas em relação ao ensino e aprendizagem da gramática, da leitura e da escrita.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação; Ensino-Aprendizagem; Português; Ensino Secundário; Moçambique.

Notas biográficas dos apresentadores

Carlito A. Companhia

Carlito António Companhia é Doutorado em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e Professor Auxiliar no Departamento de Línguas da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da mesma Universidade. Leccionadisciplinas de graduação e pós-graduação. Tem participado em diferentes projectos de investigação como investigador principal e Assistente de investigação na Faculdade Letras e Ciências Sociais e no Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação. Publica artigos relacionados com as suas áreas de interesse nomeadamente Aquisição e Ensino do Português e Estudos de Tradução.

Osvaldo Faquir

Osvaldo Carlos Guirrugo Faquir, Doutorado em Linguística, especialização em Linguística Aplicada. É Professor Auxiliar na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. Tem como áreas de interesse a Escrita Académica, a Linguística Descritiva das Línguas Bantu. Actualmente, participa em equipas de pesquisa em Moçambique, Portugal e Brasil, nomeadamente (i) nos Projectos “Escrita Académica”, sob alçada da Cátedra de Língua Portuguesa Língua Segunda e Língua Estrangeira e “Avaliação do processo de ensino-aprendizagem do Português em Moçambique”, ambos da Faculdade de Letras e Ciências Social da  Universidade Eduardo Mondlane, (ii) no Projecto Discurso Académico, sob alçada de CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra – Coimbra, Portugal. Escreveu, em co-autoria, o livro intitulado Relatório do III – Seminário sobre a Padronização de Línguas Moçambicanas. É ainda autor de vários artigos na área de Escrita Académica publicados em Moçambique, Portugal e Brasil.

Leonarda Menezes

Chamo-me Leonarda Jacinto José Maria Menezes, sou docente e investigadora da Universidade Eduardo Mondlane, Chefe de Secção de Português, docente das disciplinas de Português I,II,III e IV, Técnicas de Expressão e Comunicação Oral e Escrita e ainda leciono outras disciplinas como Técnicas de Comunicação Avançada e Português Jurídico ao nível de graduação e, ao nível de mestrado e doutoramento em Linguística, as disciplinas de Tópicos de Bilinguismo e Educação bilingue, Seminário Avançado de Especialidade. Como actividades de Extensão dou o módulo Perturbações da Linguagem, Comunicação e Fala em Contexto Escolar, no curso de doutoramento em educação com especialização em educação inclusiva e pedagogia diferenciada. Fiz o Doutorado em Letras e Linguística em 2013, na Universidade Federal da Bahia, Brasil, o Mestrado em Didáctica de Línguas, Português Língua não Materna, na Universidade de Aveiro, Portugal e Graduação em Ensino de Português, na Universidade Pedagógica em Maputo. A minha área de investigação é Descrição e análise Linguística e Linha de Pesquisa é Aquisição e Ensino de Português. Meus trabalhos enfocam a questão da literacia, particularmente a questão das interferências linguísticas provenientes das línguas bantu no português língua estrangeira, nos alunos de educação bilingue, das zonas rurais de Moçambique e também faço pesquisas de acordo com a linha de pesquisa, ensino de português língua segunda e língua estrangeira. Tenho um livro publicado e outro em preparação. Publiquei artigos em revistas de especialidade e com revisão de pares.