EMDA 7 – 9 de março de 2022

A apresentadora

Mônica Inês de Castro Netto
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (doutoranda)

A apresentação

Contributo dos marcadores discursivos para a textualização do gênero memorial
em contexto acadêmico

Resumo

Este trabalho visa apresentar o projeto de investigação de doutoramento em curso na  Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sob a orientação da Professora Fátima Silva.

O estudo, que se desenvolve na área da Linguística de Texto, tem como objeto a análise do papel dos marcadores discursivos (MD) na textualização e distinção de memoriais produzidos em contexto acadêmico. Segundo Passeggi (2008), estes textos apresentam funções específicas relevantes, seja no processo de formação/qualificação de estudantes de pós-graduação (memoriais de formação), seja no processo de inserção em um determinado cargo nas instituições de ensino superior brasileiras (memoriais acadêmicos).

O corpus do trabalho é composto por 90 memoriais recolhidos em duas universidades brasileiras, sendo 30 memoriais de formação (subcorpus 1), produzidos por estudantes de dois cursos de especialização, e 60 memoriais acadêmicos, 30 de candidatos a concursos para a carreira do magistério superior (subcorpus 2) e 30 de docentes candidatos a promoção para a classe de professor titular (subcorpus 3).

A partir de uma análise comparativa destes memoriais em correlação com as suas condições de produção, objetivamos reunir elementos que possibilitem conhecer de que modo o uso dos MD pode contribuir para a caracterização e distinção destes textos produzidos em contexto acadêmico por autores em diferentes fases da vida acadêmica/profissional. Para tanto, definimos como objetivos gerais do trabalho: caracterizar o gênero memorial em contexto acadêmico; especificar as suas condições de produção; descrever o plano de texto esquemático de cada tipo de memorial; caracterizar o funcionamento dos MD nos três tipos de memoriais; correlacionar o funcionamento dos MD com o plano de texto; discutir os resultados obtidos em função do perfil socioprofissional dos autores e da funcionalidade acadêmico-profissional do gênero.

Tendo em vista a descrição e características definitórias do gênero memorial, nos pautamos, dentre outros autores, em Bronckart (1999), para o tratamento linguístico e discursivo do gênero; e em Adam (2011) e Silva (2016), dada a centralidade que atribuímos nesta análise ao conceito de plano de texto. Para a articulação do plano de texto com as formas, funções e valores dos MD encontrados, tomamos como referência a proposta de Lopes (2016) e Coutinho (2008), complementada com os trabalhos de outros autores, como Zorraquino e Portolés (1999), Lopes e Carrilho (2020), Fraser (1999) e Adam (2001).

A metodologia de análise é mista e apresenta as seguintes etapas: recolha e tratamento do corpus na ferramenta Lancsbox; definição das variáveis de análise; análise das variáveis em cada um dos grupos de memoriais selecionados; discussão dos resultados de cada um dos subcorpora separadamente; comparação dos subcorpora 2 e 3; comparação dos subcorpora 2 e 3 com o subcorpus 1; discussão dos resultados dos 3 corpora em comparação.

Entre os resultados esperados desta investigação salientamos o contributo para a caracterização linguística e discursiva do gênero memorial em contexto acadêmico, a criação de um modelo de análise replicável em outros estudos e a disponibilização dos memoriais em regime de acesso livre para futuras investigações.

Palavras-chave: memorial de formação; memorial acadêmico; marcadores discursivos; plano de texto

Referências bibliográficas

Adam, J. -M. (2001). En finir avec les types de texts. In Ballabriga, M. (org.). Analyse des discours. Types et genres: Communication et interpretation. Toulouse: EUS, 25-43.

Adam, J.-M. (2011). Les textes : types et prototypes. 3ª ed. Paris: Armand Colin.

Bronckart, J-P. (1999). Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ.

Coutinho, M. A. (2008). Marcadores discursivos e tipos de discurso. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, 2, 193-210.

Fraser. B. (1999). What are discourse markers? Journal of Pragmatics, 31, 931-952.

Lopes, A. C. M. & Carrilho, E. (2020). Discurso e marcadores discursivos. In E.P. Raposo et al. (orgs.). Gramática do Português. Vol. III. Lisboa: FCG, 2667-2698.

Lopes, A. C. M. (2016). Discourse Markers. In W. Leo Wetzels, J. Costa & S. Menuzzi (eds.). The Handbook of Portuguese Linguistics. Londres: Wiley Blackwell, 441-456.

Passeggi, M. da C. (2008). Memoriais auto-bio-gráficos: A arte profissional de tecer uma figura pública de si. In M.C. Passeggi, T. M. N. Barbosa (orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal, RN: EDUFRN, 27-42.Silva, P. N.  (2016). Género, conteúdos e segmentação: Em busca do plano de texto. Revista Diacrítica, 30(1), 181-221.