EMDA 12 – 13 de fevereiro de 2023

A apresentadora

Paula Cristina Ferreira
(ESECS; CI &DEI, Politécnico de Leiria)

Professora Adjunta Convidada do Departamento de Línguas e Literatura da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, desde 2007. Tem o Pós-doutoramento em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e o Doutoramento em Ciências da Linguagem, especialidade em Linguística Aplicada, pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Faz investigação na área da Escrita, em particular o processo tripartido: planificação, textualização e revisão. Atualmente, tem o foco na planificação, enquanto espaço de registo do conhecimento para uma otimização da produção textual. É docente de Português no Ensino Básico e Secundário desde 1992.

A apresentação

(Com)Textos: da planificação à produção textual

Resumo

O facto de a escrita ser uma competência complexa na sua aquisição e domínio, e transversal no seu uso, reveste-se de forte preocupação dos docentes, principalmente do professor de língua (portuguesa). O texto, um instrumento humano com fins comunicacionais, um produto de uma atividade contextualizada, necessita de um labor didático progressivo. Para além de se apresentar investigação efetuada sobre o processo de escrita (Ferreira, P., 2005, 2019) e sobre a produção textual decorrente da leitura, num percurso didático estruturado (Ferreira, P.; Jorge, N., 2019; 2021; Ferreira, P.; Jorge, N. 2021),  pretende-se também refletir/descrever a planificação de texto ao relatar uma investigação com foco na planificação de um texto expositivo-argumentativo, decorrente da articulação sequencial de atividades (Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2004; Gonçalves & Jorge coord., 2018; Coutinho, Jorge & Gonçalves, 2019).

Referências Bibliográficas

Dolz, J.; Noverraz, M. & Schneuwly B. (2004). Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento (R. Rojo & C. Cordeiro trad.). In B. Schneuwly & J. Dolz. (eds.). Gêneros orais e escritos na escola, 81-108. Mercado de Letras.

Ferreira, P. (2005). A Reformulação do Texto: autocorrecção, correcção orientada e replanificação. Edições ASA.

Ferreira, P.; Jorge, N. (2021). Duvidário: 100 dúvidas da Língua Portuguesa. IC-online: http://hdl.handle.net/10400.8/6255 DOI: https://doi.org/10.25766/gpqt-gv61

Ferreira, P.; Barbeiro, L; Alves, R. (2021).A escrita exige determinação ao aluno com dislexia?. In, Indagatio Didatica. vol 13 (2) junho 2021. (pp. 25-42). DOI: https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25091.

Ferreira, P.; Jorge, N. (2021). Apropriação do género de texto receita culinária por alunos de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Livro de resumos, pp.55-56. APL.

Ferreira, P. (2019)  Escrever para saber: a relevância do conhecimento prévio. VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita.  Universidade de Aveiro.

Ferreira, P.; Jorge, N. (2019). Pensar e Planificar antes de textualizar. XIII ENAPP Percursos da Interdisciplinaridade em Português: dos Projetos às Práticas. APP e CMLeiria.

Gonçalves, A.; Jorge, N. (coord.)  (2018). Literacia científica na escola. NOVA FCSH-CLUNL.          Coutinho, M. A.; Jorge, N. & Gonçalves, M. (2019). Ensino de gramática e ensino de texto: interpelações e cruzamentos. III International Conference on Teaching Grammar (Congram19) [apresentação oral].