EMDA 10 – 14 de novembro de 2022

A apresentadora

Mafalda Mendes
Investigadora colaboradora do grupo de trabalho Discurso e Práticas Discursivas Académicas do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra

Mafalda Mendes

A apresentação

Título
As aprendizagens da escrita no modelo da Linguística Sistémico-Funcional proposto por Halliday *sessão 1*

Resumo
O que é que a criança aprende quando aprende a escrever? O que é preciso ensinar à criança para ela aprender a escrever? Nesta sessão, procura-se responder a estes questionamentos a partir da perspetiva sociossemiótica de Michael Halliday sobre a aprendizagem da língua escrita. Esta temática será abordada tomando por base os seguintes princípios teóricos do modelo proposto por Halliday: a primordialidade dos contextos interpessoais na ontogénese da língua, a relação sistémica entre as dimensões do contexto e a sua realização linguística, o registo como variedade funcional da língua em uso e a relação entre língua oral e língua escrita.

Referências

Provocações iniciais:

Entrevista a Ricardo Araújo Pereira, Jornal Expresso, 28 de outubro 2022,  https://www.instagram.com/reel/CkQlORgOaTA/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Barros, E. (2010)  ​Entrevista a José Morais, Níveis de referência para melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita, Noesis, n.º 80, https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/CDIE/RNoesis/noesis80.pdf.

Abordagem do modelo da Linguística Sistémico Funcional proposto por Halliday às aprendizagens da literacia

Halliday, M. A. K. (1975). Learning how to mean: Explorations in the development of language. Arnold.​

Halliday, M. A. K. (2003). On language and linguistics (J. Webster, Ed.). Continuum.​

Halliday, M. a K. (2006). Language of early childhood. Em J. Webster (Ed.), Collected works of M.A.K. Halliday (Vol. 4).​

Halliday, M. A. K. (2007). Language and education (J. Webster, Ed.). Continuum.​

Halliday, M. A. K. (2007). Differences between Spoken and Written Language: Some Implications for Literacy Teaching (1979). Em Language and Education (Vol. 9, pp. 63–80). Continuum.​

Halliday, M. A. K., & Matthiessen, C. M. I. M. (2014). Halliday’s introduction to functional grammar (Fourth Edition). Routledge.​

Mackay, David; Thompson, Brian and Schaub, Pamela (1970b) Breakthrough to

 Literacy, Teacher’s Manual: the theory and practice of teaching initial reading and writing, London: Longman (Schools Council Programme in Linguistics andEnglish Teaching), revised (illustrated) edition, 1978.​

Painter, C. (1984). Into the mother tongue: A case study in early language development. Frances Pinter.​

Painter, C. (1999). Learning through language in early childhood. Em Open linguistics series. 

Documentos oficiais para a pedagogia da escrita

Mata, L. (2008). A descoberta da escrita. Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/a_descoberta_da_escrita.pdf

Sim-Sim, I., Silva, A. C. C., & Nunes, C. (2008). Linguagem e comunicação no jardim-de-infância: Textos de apoio para educadores de infância. Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.  https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/linguagem_comunicacao_jardim_infancia.pdf

________ (2010) José Morais e a aprendizagem da escrita (Entrevista) in Noesis, n.º 80. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/CDIE/RNoesis/noesis80.pdf​

Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE) (Vol. 27). https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300003

_____________, (2018) Aprendizagens Essenciais para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, Em Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE) http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/ae_1.o_ano_1o_ciclo_eb_portugues.pdf