EMDA 10 – 6 de julho de 2022

ACESSO DIRETO PARA A SALA ZOOM: CLIQUE AQUI

A apresentadora

Mafalda Mendes
Colaboradora do grupo de trabalho Discurso e Práticas Discursivas Académicas do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra

Mafalda Mendes

A apresentação

Título
As aprendizagens da escrita no modelo da Linguística Sistémico-Funcional proposto por Halliday

Resumo
O que é que a criança aprende quando aprende a escrever? O que é preciso ensinar à criança para ela aprender a escrever? Nesta sessão, procura-se responder a estes questionamentos a partir da perspetiva sociossemiótica de Michael Halliday sobre a aprendizagem da língua escrita. Esta temática será abordada tomando por base os seguintes princípios teóricos do modelo proposto por Halliday: a primordialidade dos contextos interpessoais na ontogénese da língua, a relação sistémica entre as dimensões do contexto e a sua realização linguística, o registo como variedade funcional da língua em uso e a relação entre língua oral e língua escrita.