A apresentadora
Mafalda Mendes
Investigadora colaboradora do grupo de trabalho Discurso e Práticas Discursivas Académicas do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra
A apresentação
Título
As aprendizagens da escrita no modelo da Linguística Sistémico-Funcional proposto por Halliday *sessão 1*
Resumo
O que é que a criança aprende quando aprende a escrever? O que é preciso ensinar à criança para ela aprender a escrever? Nesta sessão, procura-se responder a estes questionamentos a partir da perspetiva sociossemiótica de Michael Halliday sobre a aprendizagem da língua escrita. Esta temática será abordada tomando por base os seguintes princípios teóricos do modelo proposto por Halliday: a primordialidade dos contextos interpessoais na ontogénese da língua, a relação sistémica entre as dimensões do contexto e a sua realização linguística, o registo como variedade funcional da língua em uso e a relação entre língua oral e língua escrita.
Referências
Provocações iniciais:
Entrevista a Ricardo Araújo Pereira, Jornal Expresso, 28 de outubro 2022, https://www.instagram.com/reel/CkQlORgOaTA/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Barros, E. (2010) Entrevista a José Morais, Níveis de referência para melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita, Noesis, n.º 80, https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/CDIE/RNoesis/noesis80.pdf.
Abordagem do modelo da Linguística Sistémico Funcional proposto por Halliday às aprendizagens da literacia
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Documentos oficiais para a pedagogia da escrita
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Sim-Sim, I., Silva, A. C. C., & Nunes, C. (2008). Linguagem e comunicação no jardim-de-infância: Textos de apoio para educadores de infância. Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/linguagem_comunicacao_jardim_infancia.pdf
________ (2010) José Morais e a aprendizagem da escrita (Entrevista) in Noesis, n.º 80. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/CDIE/RNoesis/noesis80.pdf
Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE) (Vol. 27). https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300003
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