EMDA 15 – 23 de outubro de 2023

As apresentadoras

Mariana Oliveira Pinto
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, CIDTFF; Universidade de Aveiro
Grupo ProTextos, Universidade de Aveiro

Mariana Oliveira Pinto
Inês Cardoso

Inês Cardoso
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, CIDTFF; Universidade de Aveiro
Grupo ProTextos, Universidade de Aveiro

A apresentação

Título
Sequência de ensino do género relatório de investigação: relato de uma experiência em contexto de ensino superior

Resumo
Nesta comunicação apresenta-se um projeto realizado em contexto de ensino superior, numa unidade curricular de escrita académica do plano de estudos de três mestrados em ensino. O projeto centrou-se no desenvolvimento de uma sequência de ensino centrada no género Relatório de investigação,  na qual se valorizou o trabalho colaborativo com recurso à ferramenta Padlet, e centrou-se no desenvolvimento de dois objetivos de aprendizagem: (i) conhecer as especificidades do discurso académico, mais concretamente do relatório de investigação; (ii) produzir textos usados em contexto académico, respeitando as suas características discursivas e linguísticas. A metodologia de ensino-aprendizagem compreendeu os seguintes passos: (i) apresentação da situação de escrita para a produção inicial a pares; (ii) revisão, auto e heterocorreção e reescrita das versões iniciais; (iii) análise de exemplares do género “relatório de investigação” e identificação das características do  “resumo” e “introdução”; (iv) reescrita das produções iniciais.
Os resultados obtidos apontam para a valorização da utilização do mural Padlet no trabalho colaborativo realizado, quer na comunicação entre pares e com o professor, quer no feedback dado ao longo do processo e, ainda,  para uma melhoria das produções realizadas pelos estudantes, nos níveis macro e microtextuais.