EMDA 9 – 8 de junho de 2022

A apresentadora

Vera Lúcia Lopes Cristóvão
Professora associada da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, membro da Comissão Coordenadora do PPGEL, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). É coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais.

A apresentação

LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS: A REDE LILA EM (FORM)AÇÃO

Resumo

Os letramentos acadêmicos ​envolvem o uso da linguagem em práticas sociais de formação profissional e desenvolvimento humano na educação superior. Tendo em vista a necessidade de promover espaços e oportunidades de aprendizagem da compreensão e produção de textos (multimodais escritos e/ou orais) de diferentes gêneros da esfera acadêmica, profissionais de diferentes universidades têm se dedicado a essa atividade. Nesta apresentação, parto de um breve histórico que ancora a proposta da rede multicêntrica LILA (Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos) a fim de expor a proposta de trabalho em um movimento cíclico de planejamento, implementação e avaliação no tripé ensino, pesquisa e extensão. Como foco da discussão, pretendo compartilhar alguns estudos de investigação desenvolvidos no escopo desse projeto para fomentar uma discussão sobre o desenho metodológico envolvido, em especial, os procedimentos de análise.