EMDA 14 – 10 de abril de 2023

A apresentadora

Vânia Pinheiro
Docente de Português do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, em Loures. Lecionou durante dez anos PLNM na Universidad de Alcalá, em Madrid. É membro do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra e doutoranda em Linguística do Português, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Faz investigação na área da Escrita, com destaque para a produção dos textos argumentativos por alunos do Ensino Secundário ao nível dos marcadores discursivos, da pontuação, da coesão, da coerência e das relações semânticas entre palavras.

Vânia Pinheiro

A apresentação

Título

A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO: EXEMPLOS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Resumo

Dada a pertinência da argumentação por meio da Escrita no Ensino Secundário, procedeu-se à recolha de textos escritos por alunos do 11.º ano, no âmbito da disciplina de História, numa escola secundária da cidade de Leiria.

Nas Aprendizagens Essenciais do 10.º e 11.º anos, refere-se que o aluno deve “inferir a intencionalidade de um texto argumentativo”, e no 12.º ano, salienta-se “saber escrever textos de natureza argumentativa”.

Neste sentido, procurou-se (1) indagar que conectores e articuladores são mais utilizados pelos alunos; (2) investigar se os alunos recorrem a cadeias anafóricas e a relações semânticas entre palavras; (3) verificar como, na disciplina de História, os alunos trabalham o texto argumentativo e, por último, (4) averiguar se os discentes dominam o vocabulário técnico da disciplina de História.

Analisados os textos, observou-se a existência de dificuldades ao nível da pontuação, pouca diversidade de conectores e dificuldades na concatenação da estrutura do texto ao nível da pontuação.