EMDA 11 – 5 de dezembro de 2022

A apresentadora

Mafalda Mendes
Investigadora colaboradora do grupo de trabalho Discurso e Práticas Discursivas Académicas do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra

Mafalda Mendes

A apresentação

Título
As aprendizagens da escrita no modelo da Linguística Sistémico-Funcional proposto por Halliday *sessão 2*

A segunda sessão dedicada ao tema das aprendizagens iniciais da escrita, à luz do modelo teórico da Linguística Sistémico-Funcional proposto por Halliday, visa a apresentação e discussão de implicações pedagógicas para a pedagogia da literacia, no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, decorrentes da assunção dos princípios teóricos do modelo  sociossemiótico de língua em contexto desenvolvido por Halliday, expostos na sessão anterior*. A exposição estabelece cruzamentos com uma leitura crítica das orientações oficiais para a pedagogia da literacia no currículo do ensino pré-escolar e do ensino básico em Portugal (Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, Aprendizagens Essenciais de Português), procurando detetar eventuais áreas de confluência, divergência e/ou complementaridade entre estes textos e as propostas neste domínio da Linguística Sistémico-Funcional. 

*A sessão anterior encontra-se disponível no canal da ESECS-Politécnico de Leiria do YouTube

Referências 

Provocações iniciais

Entrevista a Ricardo Araújo Pereira, Jornal Expresso, 28 de outubro 2022,  https://www.instagram.com/reel/CkQlORgOaTA/?igshid=YmMyMTA2M2Y= 

Barros, E. (2010)  ​Entrevista a José Morais, Níveis de referência para melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita, Noesis, n.º 80, https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/CDIE/RNoesis/noesis80.pdf

Abordagem do modelo da Linguística Sistémico Funcional proposto por Halliday às aprendizagens da literacia 

Halliday, M. A. K. (1975). Learning how to mean: Explorations in the development of language. Arnold.​ 

Halliday, M. A. K. (2003). On language and linguistics (J. Webster, Ed.). Continuum.​ 

Halliday, M. a K. (2006). Language of early childhood. Em J. Webster (Ed.), Collected works of M.A.K. Halliday (Vol. 4).​ 

Halliday, M. A. K. (2007). Language and education (J. Webster, Ed.). Continuum.​ 

Halliday, M. A. K. (2007). Differences between Spoken and Written Language: Some Implications for Literacy Teaching (1979). Em Language and Education (Vol. 9, pp. 63–80). Continuum.​ 

Halliday, M. A. K., & Matthiessen, C. M. I. M. (2014). Halliday’s introduction to functional grammar (Fourth Edition). Routledge.​ 

Mackay, D., Thompson, B., & Schaub, P. (1970b) . Breakthrough to​ Literacy, Teacher’s Manual: the theory and practice of teaching initial reading and writing, Longman (Schools Council Programme in Linguistics andEnglish Teaching), revised (illustrated) edition, 1978.​

Moreira, H., & Santana, I. (2021). A aprendizagem formal da escrita no 1.º Ciclo do Ensino [comunicação]. II Ciclo Internacional de Conferências: Infância & Educação, ESECS – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria e APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância https://www.youtube.com/watch?v=Vmn3RGJOsi4&list=PLqGXHmmJZCZnfu0dd4T3MwARw0pHw4V16&index=4&t=3839s&ab_channel=ESECS-Polit%C3%A9cnicodeLeiria

Painter, C. (1984). Into the mother tongue: A case study in early language development. Frances Pinter.​ 

Painter, C. (1999). Learning through language in early childhood. Em Open linguistics series.​ 

Vala, A., & Santana, I. (2021). A abordagem à escrita e à leitura no contexto da educação de infância [comunicação]. II Ciclo Internacional de Conferências: Infância & Educação, ESECS – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria e APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância,  https://www.youtube.com/watch?v=Vmn3RGJOsi4&list=PLqGXHmmJZCZnfu0dd4T3MwARw0pHw4V16&index=4&t=3839s&ab_channel=ESECS-Polit%C3%A9cnicodeLeiria

Documentos oficiais para a pedagogia da escrita​ 

Mata, L. (2008). A descoberta da escrita. Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/a_descoberta_da_escrita.pdf​ 

Sim-Sim, I., Silva, A. C. C., & Nunes, C. (2008). Linguagem e comunicação no jardim-de-infância: Textos de apoio para educadores de infância. Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.  https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/linguagem_comunicacao_jardim_infancia.pdf​ 

________ (2010).  José Morais e a aprendizagem da escrita (Entrevista). Noesis, n.º 80. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/CDIE/RNoesis/noesis80.pdf​ 

Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE) (Vol. 27). https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300003​ 

_____________, (2018) Aprendizagens Essenciais para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, Em Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE)http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/ae_1.o_ano_1o_ciclo_eb_portugues.pdf 

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