A apresentadora
Mafalda Mendes
Investigadora colaboradora do grupo de trabalho Discurso e Práticas Discursivas Académicas do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra
A apresentação
Título
As aprendizagens da escrita no modelo da Linguística Sistémico-Funcional proposto por Halliday *sessão 2*
A segunda sessão dedicada ao tema das aprendizagens iniciais da escrita, à luz do modelo teórico da Linguística Sistémico-Funcional proposto por Halliday, visa a apresentação e discussão de implicações pedagógicas para a pedagogia da literacia, no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, decorrentes da assunção dos princípios teóricos do modelo sociossemiótico de língua em contexto desenvolvido por Halliday, expostos na sessão anterior*. A exposição estabelece cruzamentos com uma leitura crítica das orientações oficiais para a pedagogia da literacia no currículo do ensino pré-escolar e do ensino básico em Portugal (Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, Aprendizagens Essenciais de Português), procurando detetar eventuais áreas de confluência, divergência e/ou complementaridade entre estes textos e as propostas neste domínio da Linguística Sistémico-Funcional.
*A sessão anterior encontra-se disponível no canal da ESECS-Politécnico de Leiria do YouTube.
Referências
Provocações iniciais
Entrevista a Ricardo Araújo Pereira, Jornal Expresso, 28 de outubro 2022, https://www.instagram.com/reel/CkQlORgOaTA/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Barros, E. (2010) Entrevista a José Morais, Níveis de referência para melhorar a aprendizagem da leitura e da escrita, Noesis, n.º 80, https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/CDIE/RNoesis/noesis80.pdf.
Abordagem do modelo da Linguística Sistémico Funcional proposto por Halliday às aprendizagens da literacia
Halliday, M. A. K. (1975). Learning how to mean: Explorations in the development of language. Arnold.
Halliday, M. A. K. (2003). On language and linguistics (J. Webster, Ed.). Continuum.
Halliday, M. a K. (2006). Language of early childhood. Em J. Webster (Ed.), Collected works of M.A.K. Halliday (Vol. 4).
Halliday, M. A. K. (2007). Language and education (J. Webster, Ed.). Continuum.
Halliday, M. A. K. (2007). Differences between Spoken and Written Language: Some Implications for Literacy Teaching (1979). Em Language and Education (Vol. 9, pp. 63–80). Continuum.
Halliday, M. A. K., & Matthiessen, C. M. I. M. (2014). Halliday’s introduction to functional grammar (Fourth Edition). Routledge.
Mackay, D., Thompson, B., & Schaub, P. (1970b) . Breakthrough to Literacy, Teacher’s Manual: the theory and practice of teaching initial reading and writing, Longman (Schools Council Programme in Linguistics andEnglish Teaching), revised (illustrated) edition, 1978.
Moreira, H., & Santana, I. (2021). A aprendizagem formal da escrita no 1.º Ciclo do Ensino [comunicação]. II Ciclo Internacional de Conferências: Infância & Educação, ESECS – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria e APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância https://www.youtube.com/watch?v=Vmn3RGJOsi4&list=PLqGXHmmJZCZnfu0dd4T3MwARw0pHw4V16&index=4&t=3839s&ab_channel=ESECS-Polit%C3%A9cnicodeLeiria
Painter, C. (1984). Into the mother tongue: A case study in early language development. Frances Pinter.
Painter, C. (1999). Learning through language in early childhood. Em Open linguistics series.
Vala, A., & Santana, I. (2021). A abordagem à escrita e à leitura no contexto da educação de infância [comunicação]. II Ciclo Internacional de Conferências: Infância & Educação, ESECS – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria e APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância, https://www.youtube.com/watch?v=Vmn3RGJOsi4&list=PLqGXHmmJZCZnfu0dd4T3MwARw0pHw4V16&index=4&t=3839s&ab_channel=ESECS-Polit%C3%A9cnicodeLeiria
Documentos oficiais para a pedagogia da escrita
Mata, L. (2008). A descoberta da escrita. Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/a_descoberta_da_escrita.pdf
Sim-Sim, I., Silva, A. C. C., & Nunes, C. (2008). Linguagem e comunicação no jardim-de-infância: Textos de apoio para educadores de infância. Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/linguagem_comunicacao_jardim_infancia.pdf
________ (2010). José Morais e a aprendizagem da escrita (Entrevista). Noesis, n.º 80. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/CDIE/RNoesis/noesis80.pdf
Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE) (Vol. 27). https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300003
_____________, (2018) Aprendizagens Essenciais para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, Em Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE) http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/ae_1.o_ano_1o_ciclo_eb_portugues.pdf