EMDA 3 – 10 de novembro de 2021

O apresentador

Gilberto Milice
Universidade Eduardo Mondlane

GIlberto Milice

Biografia
Gilberto Necas Mucambe Milice, filho de Gustavo Milice e Maria Helena Gemo
Mucambe, moçambicano, doutorando em Linguística pela UEM, docente de Técnicas de Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa, na Escola Superior de Ciências Náuticas e coordenador de projectos de apetrechamento de bibliotecas e de incentivo à leitura no Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, em Moçambique. Leccionou a língua portuguesa a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) durante dez anos, na Escola primária Especial nº 2, em Maputo, e possui formações de curta duração em Educação inclusiva (EI)/NEE. É co-autor do Manual de boas Práticas para Promover a Cidadania Activa no Mundo Escolar (2018) e participou na elaboração
(seguida da capacitação de professores) do Manual de Implementação do Plano Nacional de Leitura e Escrita (PNALE) (2019), organizado pelo Ministério de Educação.

A apresentação

Título
Didática da leitura no contexto de inclusão em Moçambique: concepções linguísticas e práticas metodológicas

Resumo
A proposta de investigação que pretendemos desenvolver baseia-se em evidências que mostram que prevalecem inquietações sobre a qualidade do ensino em Moçambique, pois existem alunos não capazes de usar a leitura (e e escrita) na prática social (MINEDH, 2017; Bavo & Coelho, 2019; Gonçalves & Dinis, 2004 e Faquir, 2016). Este projecto de pesquisa parte dos problemas de leitura que os alunos do ensino primário, particularmente os com Necessidades Educativas Especiais (NEE), evidenciam, no contexto da Educação Inclusiva (EI), e visa compreender como os factores (psico)linguísticos e metodológicos usados pelos professores de língua portuguesa do subsistema do ensino básico afectam o desenvolvimento de boas competências da leitura em alunos com NEE. Os dados para análise serão gravações de leitura e testes de elicitação aplicados a 60 alunos da 6ª classe, com NEE, de um universo de 300 alunos, e 32 professores de português de 16 escolas primárias inclusivas das zonas urbanas e rurais. Estes dados serão recolhidos através da observação e registo, entrevista e análise documental (de manuais e programas de ensino) e analisados com base em uma abordagem quanti-qualitativa auxiliada com os métodos baseados em tempo de reacção. Espera-se, com a pesquisa, disponibilizar uma base teórica sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA) da leitura no contexto da educação inclusiva em Moçambique, numa perspectiva comparada entre as práticas nas zonas urbanas e rurais.

Referências bibliográficas fundamentais

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