EMDA 17* – 14 de junho de 2024

*A edição de 11 de dezembro de 2023 foi interrompida por problemas técnicos.*

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A apresentadora

Emília Marrengula
Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane

Emília Marrengula

A apresentação

Título
Didatização da escrita no contexto moçambicano segundo a abordagem genológica da Escola de Sydney

Resumo
Trata-se de um projeto de investigação em curso, que se enquadra na linha de estudos internacionais voltados ao ensino baseado nos géneros e que têm, por conseguinte, despertado cada vez mais interesse, particularmente, no contexto moçambicano, onde, cada vez mais, tem havido mais estudos que adotam abordagens de leitura e de escrita de base genológica (Siopa, 2015; Faquir, 2015; Sitoe, 2018; Marrengula, 2020). Sabendo-se que o campo de estudo dos géneros é multifacetado e heterogéneo, tendo em conta as principais tradições que foram surgindo ao longo das últimas décadas como a Escola de Genebra (Interacionismo Sócio Discursivo), a Escola Norte- Americana (Socio retórica) e a Escola australiana (Escola de Sidney), distintas em seus pressupostos e contextos de surgimento, porém com visões que se cruzam em vários pontos, neste estudo, adota-se a visão e a perspetiva da terceira escola, sob pressuposto de que o género constitui uma ferramenta fulcral no processo de literacia académica. Assim sendo, pretende-se intervir ao nível do 2º ciclo, mais especificamente, na 12ª classe e basear-se-á nos géneros textuais explicativo e argumentativo para ajudar os alunos a distinguirem os propósitos de cada um dos géneros e a adquirirem processos de escrita que envolvem textos factuais que implicam uma escolha distinta, quer do ponto de vista do propósito quer do ponto de vista da sua estruturação interna. Esta intervenção decorrerá por meio de um processo de construção de materiais instrucionais que se afigurem eficazes para a produção de géneros textuais académicos no ensino secundário.