EMDA 2 – 13 de outubro de 2021

Lu Gao
Universidade de Coimbra

Biografia
Lu Gao, natural da Região Autónoma da Mongólia Interior, China, é doutoranda em Linguística do Português na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2020- ). Concluiu o mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda na mesma universidade (2019). Foi licenciada em Língua, Literatura e Cultura Inglesas pela Universidade de Tecnologia Química de Pequim (2012). Foi docente de inglês como língua estrangeira para crianças e jovens adultos (2012-14). Atualmente, é formadora de PLE para aprendentes chineses adultos (2020- ).

Lu Gao

A apresentação

Título
A posição autoral (stance) de alunos-autores universitários em ensaios académicos

Resumo
O presente projeto em construção visa descrever a tomada da posição autoral por alunos-autores universitários no Ensaio Académico. Em primeiro lugar, abordam-se a noção de posição autoral e mecanismos da tomada da posição autoral no Discurso Académico (Biber & Finegan, 1988, 1989; Biber, 2006; Hyland, 2005a, 2005b; entre outros). A seguir, realizar-se-á uma análise empírica de 80 ensaios escritos por alunos da Universidade de Coimbra, dos quais 62 foram produzidos por alunos-autores do 3.º ano da licenciatura em Engenharia Informática (EI) no contexto da disciplina Comunicação Técnica (CT) e 18 foram produzidos por alunos-autores do 1.º ano de várias licenciaturas da Faculdade de Letras na unidade curricular Linguagem e Comunicação (LC). Os dados foram recolhidos no âmbito do projeto do Corpus de Português Académico. Neste trabalho-piloto, concentraremos na marcação do traço [±certeza] da posição autoral. Os resultados permitir-nos-ão observar os comportamentos dos alunos-autores na marcação desse traço recorrendo a marcadores de posição, incluindo a frequência de marcação e os recursos linguísticos utilizados (p.e., adverbiais, adjetivos, verbos modais, verbos plenos com valor modal etc.). Na marcação do traço [±certeza], os marcadores principais são considerados como atenuadores (hedges) ou intensificadores (boosters). Também nos interessam por uma categorização dos atenuadores e intensificadores nas produções dos alunos-autores. Por último, observaremos se os alunos-autores têm uma voz dialogal/monológica ou individual/coletiva no Ensaio Académico. A observação permitir-nos-á avaliar se os alunos-autores têm a consciência da interação entre o autor e os leitores solicitada pelo Discurso Académico.

Palavras-chave: Posição autoral (stance); Marcadores de posição autoral; Ensaio académico; Alunos-autores universitários

Referências Bibliográficas Fundamentais

• Biber, D. (2006). Stance in spoken and written university registers. Journal of English for Academic Purposes, 5, 97– 116.
  • Biber, D. and Finegan, E. (1988). Adverbial stance types in English. Discourse Processes, 11(1), 1– 34.
  • Biber, D. & Finegan, E. (1989). Styles of stance in English: Lexical and grammatical marking of evidentiality and affect. Text, 9(1), 93– 124.
  • Hyland, K. (2005a). Metadiscourse: Exploring interaction in writing. London: Continuum.
  • ————— (2005b). Stance and engagement: A model of interaction in academic discourse. Discourse Studies, 7(2), 173– 92.
  • ————— (2009). Academic Discourse. English in a Global Context. London: Continuum.
  • Hyland, K. & Sancho-Guinda, G. S. (2012). Stance and voice in written academic genres. Hampshire: Palgrave Macmillan UK.