EMDA 23 – 28 de novembro de 2024

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A apresentadora

Fatiha Dechicha Parahyba

Fatiha Dechicha Parahyba
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil
fatihadpb@gmail.com

Nota biográfica
Fatiha Dechicha Parahyba é professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Brasil, com atuação na área de Ensino da Língua Inglesa no Departamento de Letras e no Programa de Mestrado Profissional em Letras-Profletras da UFPE. Licenciada em Língua Inglesa pela Université d’Alger – Argélia. Mestre em Linguística pela University of Edinburgh – Escócia. Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sua experiência profissional abrange contextos diferentes do ensino de língua inglesa e a Formação Inicial no Ensino Superior. Seus interesses de pesquisa são voltados para a didática das línguas, em especial, o ensino e aprendizagem da escrita e o Letramento Acadêmico na língua materna e na língua inglesa.

A apresentação

Título:
A escrita do gênero projeto de pesquisa: reflexões sobre a apropriação e a mobilização dos saberes

Resumo

A escrita é uma capacidade complexa como explica Vygotski (2009). Face a essa afirmação sobre a complexidade e o que se relata sobre o grau de dificuldade que os aprendizes de escrita apresentam, muitos pesquisadores, a exemplo de Schneuwly (2008); Dolz, Gagnon e Decândio (2010), se empenham em compreender o que subjaz a essa complexidade. Ao mesmo tempo, buscam alternativas, estratégias e dispositivos de ensino que visam levar o aluno a desenvolver sua capacidade de produção escrita. Esse quadro, vale salientar, se aplica a todos os níveis do ensino básico e muitas dessas lacunas e dificuldades se estendem ao ensino superior como mostram pesquisas no Brasil (Moretto e Bueno, 2013; Assis, 2015; Parahyba, 2021a; 2021b) bem como em instituições estrangeiras (Boch e Grossman, 2015; Rinck, Boch e Assis, 2015; Barbeiro, Pereira e Carvalho, 2015; Garnier, Rinck, Sitri e De Vogüe, 2016). O ponto saliente levantado por esses estudos é a importância do letramento na esfera universitária, em especial, acerca da produção escrita de gêneros acadêmicos em função das lacunas de ordens diversas, analisadas e observadas. Há de salientar que as referidas dificuldades e lacunas não se restringem às questões linguístico-discursivas. Saberes teórico-metodológicos sobre o objeto de pesquisa bem como saberes relativos à pesquisa científica constituem um fator essencial para a produção de gêneros acadêmicos.  

Face a essas constatações, o presente trabalho busca responder às seguintes perguntas: a) Quais são os saberes teórico-metodológicos preexistentes ao letramento acadêmico relacionados ao ensino e aprendizagem de línguas e à docência? b) Quais saberes são mobilizados pelo aluno? Para responder essas perguntas, partimos da hipótese de que o desenvolvimento da escrita acadêmica e a devida mobilização dos saberes teóricos e práticos resultam do ensino sistemático da produção escrita de gêneros acadêmicos e da regulação e mediação. Desse modo, este trabalho objetiva analisar os efeitos da instrumentalização, da regulação dos saberes e da mediação no desenvolvimento da capacidade de produção escrita do gênero projeto de pesquisa elaborado por mestrandos no âmbito do Programa Brasileiro Mestrado Profissional em Letras.  

Com base nos pressupostos teóricos de análise textual (Bronckart, 1999, 2006), interessa-nos investigar nos textos produzidos como os sujeitos-escritores do gênero projeto de pesquisa se expressam na e pela linguagem a respeito de suas pesquisas e dos saberes mobilizados ao tratar dos saberes de referência relacionados com os respectivos objetos de pesquisa. O corpus é constituído por dois projetos de pesquisa em diferentes fases de elaboração até a qualificação do projeto. Os resultados apontam a relevância do ensino da escrita de gêneros acadêmicos bem como do agir docente, da interação e mediação na medida em que levam ao desenvolvimento da capacidade de produção de gêneros acadêmicos.  

Palavras-chave: Escrita acadêmica, ensino, mediação. 

Referências

BRONCKART, J. P. Teorias da linguagem: Nova introdução crítica. Campinas: Mercado de Letras, 2022.

_____. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

CLOT, Y. (Dir.). Avec Vygotski. Paris: Dispute, 2002.

FRIEDRICH, J. Lev Vygotski: médiation, apprentissage et développement: une lecture philosophique et épistémologique. Carnets des Sciences de l´Éducation. Genève: Université de Genève, 2010. 

GARNIER, S.; RINCK, F.; SITRI, F.; DE VOGÜE, S. Former à l’écrit universitaire, un terrain pour la linguistique? Revue Linx, n. 72, 2016.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. (Ed.). Savoirs en transformation: au coeur des professions de l´enseignement et de la formation. Bruxelles: De Boeck, 2009.

PARAHYBA, F. D. A escrita acadêmica: entre as representações e a capacidade de ação: In: Tavares, A. P. F.; Carvalho, J. R. (Org). Práticas Linguageiras No Contexto De Formação E Ensino. São Luís: IFMA, 2022, p. 201-219.

_____. Práticas de escrita acadêmica e construção de saberes. In: Mussi. F. V, M (Org). Linguística Aplicada: Panorama de estudos teóricos e práticos no Nordeste. São Paulo: Pimenta Cultural.  2021a, p. 116-135.

SCHNEUWLY, B. Vygotski, l´école et l´écriture. Cahier, 118. Genève: Université de Genève, 2008. 

VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 

1) Realiza atualmente um Pós-doutorado com a Professora Maria Inês Cardoso da Escola Superior de Educação de Santarém, CIEQV – Centro de Investigação em Qualidade de Vida.