EMDA 26 – 20 de novembro de 2025

Clique aqui para entrar na sala Teams do EMDA 26.

A apresentadora



 Simone Cunha 

Simone Cunha

Nota biográfica
Licenciada em Letras – Português/Inglês, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); especialista em Língua Portuguesa: oralidade e escrita, pela UNOESTE; mestra em Estudos de Língua Portuguesa e doutoranda em Estudos Portugueses – Linguística, pela Universidade Aberta (UAb), em Portugal, atualmente é revisora de textos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desenvolve pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Pragmática e Análise do Discurso, tratando de temas como dialogismo, discurso acadêmico, letramento acadêmico e formação docente no ensino superior.


A apresentação

Título:
O discurso acadêmico no trabalho de conclusão final do Mestrado Profissional: Um recorte quantitativo sob as perspectivas docente e discente 


Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, voltada para a compreensão, com base multiteórica, do gênero “trabalho de conclusão final” (TCF), exigido para a obtenção do grau de mestre em cursos de mestrado profissional, e estreitamente relacionada com as noções de texto e discurso, além de gêneros acadêmicos conexos. A investigação em curso tem como objetivo fundamentar, de forma teoricamente consistente, a hipótese levantada de que o TCF é um gênero em emergência no domínio discursivo acadêmico. Nesse sentido, o arcabouço multiteórico fundamental se constitui de autores da Linguística do Texto e do Discurso, da Teoria dos Gêneros e do discurso acadêmico. Metodologicamente, este trabalho cinge-se à pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter bibliográfico e documental, focado nas respostas a um questionário on-line, além de produções textuais situadas em contextos específicos de produção, circulação e recepção. Assim, considerando que a investigação está em andamento, apresentamos, como resultado parcial, os dados provenientes da pesquisa quantitativa, realizada através de questionários on-line, direcionados a docentes e discentes de diversos cursos de mestrado profissional, a fim de compreender as respectivas percepções e desafios para sua elaboração. Esta pesquisa apresenta, portanto, uma abordagem complexa e inovadora para mapear uma temática que ainda não foi analisada em estudos anteriores da Linguística, buscando promover a literacia em ambiente acadêmico, em um processo de apropriação de práticas linguageiras concernentes às especificidades do gênero em questão, com respeito às subjetividades de autoria, inerentes aos interlocutores que participam do fazer enunciativo e dialógico.

Palavras-chave:  discurso acadêmico, emergência de gênero discursivo, trabalho de conclusão, abordagem multiteórica, literacia acadêmica. 

Referências

Bakhtin, M. (1997 [1979]). Estética da criação verbal. Martins Fontes.

Bazerman, Ch., Little, J., Bethel, L., Chavkin, T., Fouquette, D., & Garufis, J. (2005). Reference guide to Writing Across the Curriculum. Parlor Press.

Bezerra, B. G., & Pereira, M. L. dos. S. (2020). Apreensão e emergência de gêneros acadêmicos: O trabalho final do PROFLetras. D.E.L.T.A. 36(4), 1-24.

Bronckart, J-P. (2006). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Mercado das Letras.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2019a). Portaria n. 60, de 20 de março de 2019. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissionais, no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. GAB/CAPES.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2019b). Mestrado Profissional: o que é?

Miller, C. R. (2016). Genre innovation: Evolution, emergence, or something else? The Journal of Media Innovations, 3(2), 4-19.

Schneuwly, B., & Dolz, J. (1999). Os gêneros escolares. Das práticas de linguagem aos objetos de ensino (trad.). Revista Brasileira de Educação, 11, 5-16.